quarta-feira, 26
 de 
junho
 de 
2024

Casa Gêmeos arrecada donativos para o Rio Grande do Sul

Cenários desoladores são encontrados nas cidades gaúchas. Foto: Divulgação/Casa Gêmeos
Cenários desoladores são encontrados nas cidades gaúchas. Foto: Divulgação/Casa Gêmeos
Uma carga de materiais arrecadados já foi levada a cidades atingidas pelas cheias. Uma nova remessa será enviada e doações podem ser feitas até o dia 29 de maio nas lojas da Casa Gêmeos em Mandirituba e Quitandinha

A tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul e que infelizmente afetou milhares de pessoas, tem, por outro lado, demonstrado bonitos gestos de muitas pessoas, entidades e empresas. É o caso, por exemplo, da Casa Gêmeos, do suleste paranaense, que tem feito campanhas e está levando donativos para cidades gaúchas.

Bruno Felipe, da Casa Gêmeos, conta que a direção da empresa tem conhecidos no município gaúcho de Esteio, os quais não foram diretamente atingidos pelas enchentes, mas sofreram consequências como a falta de água. Assim, diante de tudo que viram e souberam, decidiram apoiar. “Gostamos de ajudar, então decidimos fazer algo por eles”, salienta.

Uma carga de materiais arrecadados nas lojas já foi encaminhada no último final de semana. “Ficamos lá de sexta a domingo”, destaca Bruno, salientando que nesta remessa foi grande quantidade de roupas, entre outros donativos. Os materiais foram levados inicialmente a Esteio, onde os conhecidos deles ajudam, e depois distribuídos de casa em casa nos bairros e cidades vizinhas, como Canoas, conforme a necessidade das famílias.

Ele conta que muitas casas ainda estão debaixo d’água, com famílias nas casas de parentes e amigos. E onde a água já baixou, revela-se um cenário bastante triste, de destruição, lama e lixo.

Segundo Bruno, a Casa Gêmeos continua em campanha de arrecadação e os donativos mais necessários são alimentos, água, cobertores e materiais de higiene e limpeza. “Com a água baixando, é necessário um grande trabalho de limpeza nas casas”, diz o empresário, salientando que, em caso de doação de roupas e calçados, que sejam doados em boas condições de uso. Os donativos podem ser entregues nas lojas da rede em Mandirituba e Quitandinha até o dia 29, pois no dia 30 serão levados ao Rio Grande.

Equipes da região ajudam nos atendimentos

Outra frente de trabalho envolve equipes do suleste paranaense em território gaúcho. Um caminhão de Piên, por exemplo, está fazendo parte de uma força-tarefa do Paraná que auxilia no abastecimento de água e na limpeza de casas e cidades. É um comboio estadual de caminhões-pipa que se deslocou ao Rio Grande do Sul no início da semana.

O vice-prefeito de Piên, Pedrinho Cavalheiro da Silva, e o servidor Vilmar Lourenço dos Santos estão junto a esta força-tarefa. Segundo Pedrinho, o caminhão pienense está auxiliando na entrega de água potável na cidade de Sinimbu e trabalha em conjunto com a Defesa Civil. Ele conta que uma chuva que começou na noite de quarta-feira persistiu durante o dia de ontem. “Enquanto pudermos, vamos continuar abastecendo os reservatórios para que a população possa ter água tratada para beber, preparar alimentos e higiene”, cita o vice.

Uma equipe de socorristas do ASAS Resgate, grupo que tem sede em Agudos do Sul, também está no Rio Grande do Sul auxiliando nos atendimentos às pessoas afetadas pelas enchentes.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email