Após uma série de entraves burocráticos, a prefeitura de Rio Negro finalmente entregou as obras de reforma da Casa da Saúde da Mulher e da Criança. O local, que prestava diversos atendimentos médicos, teve sua estrutura interditada em 2013 por ter riscos de desabamento.
De acordo com a prefeitura, na época os profissionais que trabalhavam na unidade contataram o poder público e informaram sobre a precariedade do prédio. Após vistoria técnica, o local foi interditado para que houvesse uma reforma. Diante disso, o município buscou recursos do governo federal para o custeio da obra, no entanto, o imóvel não apresentava a documentação necessária.
Com este impasse, a prefeitura iniciou o processo de usucapião para regularizar a parte documental. Este procedimento levou cerca de um ano e meio para ser concluído, sendo então o município foi autorizado a assinar o convênio para receber recursos. No local, foram investidos R$ 250 mil, sendo R$ 107 mil obtidos do governo federal e o restante de contrapartida do município.
Concluídas as obras de reforma, a cerimônia de inauguração foi realizada na última quarta-feira. A pretensão da Secretaria Municipal da Saúde é utilizar o espaço para o atendimento às mulheres com médicos ginecologistas e também com pediatras para as crianças.