sexta-feira, 22
 de 
novembro
 de 
2024

Cartórios terão grande movimento para cadastramento de eleitores

Mônica conta que a previsão é de que atendimentos aumentem/Foto:O RegionalEstá chegando ao final o prazo de cadastramento de eleitores para as eleições do mês de outubro deste ano. Com isso, a tendência é de um aumento de movimento nos cartórios eleitorais, já que nos primeiros meses do prazo a procura não foi grande.
Isto pode ser sinal de que muitos deixaram para a última hora, apesar da orientação de que procurassem a Justiça Eleitoral com antecedência, a fim de evitar filas. Dia 7 de maio, quarta-feira da próxima semana, é a data limite para requerimento de alistamento eleitoral, transferência de domicílio, revisão eleitoral e de solicitação de seção especial para eleitores portadores de deficiência física ou dificuldade de locomoção.
O cartório eleitoral de Rio Negro é ponto de atendimento de cidadãos de outros três municípios – Campo do Tenente, Quitandinha e Piên. Segundo o chefe de cartório, Fernando Augusto da Silva Magalhães, o movimento está alto nestes últimos dias, inclusive com filas e distribuição de senhas; a média é de atendimento de 90 eleitores por dia, o que deve subir para 300 na próxima semana. “De agora até o fim do prazo deveremos atender ainda mais de 1 mil eleitores”, enfatiza.
No cartório eleitoral da Lapa, que atende ainda Contenda, o movimento também tem crescido, apesar de até o início desta semana não ocorrer formação de filas, mas a tendência é de grande movimentação nos últimos dias do prazo. A chefe de cartório Mônica Simão, acredita ter faltado maior divulgação a nível nacional para que os eleitores se antecipassem. Para os eleitores de Tijucas do Sul, a referência é o cartório da 199ª Zona Eleitoral, de São José dos Pinhais, onde a procura dos tijuquenses tem sido normal. O referido cartório orienta os interessados a não deixarem para os últimos dias.
Em Fazenda Rio Grande, o cartório eleitoral atende também Mandirituba e Agudos do Sul. A chefe de cartório Roberta Bueno de Oliveira relata que até o início da semana a procura era bem baixa. “O cartório está vazio”, enfatiza ela, salientando que isto não é normal para o período.
Todos os cartórios eleitorais da região terão atendimento especial nos últimos dias para os cidadãos que necessitarem dos serviços citados. Nesta semana, o atendimento continua em horário normal, das 12 às 19 horas, inclusive na sexta-feira. Na segunda, terça e quarta-feira da próxima semana, o atendimento começa mais cedo, sendo das 9 às 19 horas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email