sábado, 23
 de 
novembro
 de 
2024

Carteiras do autista são entregues em Quitandinha

Evento reuniu pais de autistas, autoridades e profissionais do Centro TEA. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Quitandinha
Evento reuniu pais, autoridades e profissionais do Centro TEA. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Quitandinha
Em solenidade no Centro Municipal de Referência ao Tratamento da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, houve roda de conversa sobre o autismo, reunindo pais, autoridades e profissionais que atuam no local

Com a campanha Abril Azul em evidência neste mês para a conscientização sobre o autismo, a Secretaria de Saúde de Quitandinha, juntamente com Centro Municipal de Referência ao Tratamento da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), promoveu, na última segunda-feira, uma roda de conversa com o tema ‘Autismo não se cura, se compreende’.

O evento reuniu os pais das 38 crianças que hoje já são diagnosticadas com o transtorno e fazem terapias no Centro TEA, além do prefeito Zé Quirera e o deputado estadual Alisson Wandscheer, que realizaram a entrega dos crachás de identificação de autista para cada paciente.

Prefeito entregou os crachás de identificação do autista. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Quitandinha
Prefeito entregou os crachás de identificação do autista. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Quitandinha

Na oportunidade, o prefeito Zé Quirera, junto com o setor jurídico Sabrina Wosniak e Thiago Monteiro Diniz, a secretária de Educação, Josiane Weiss, e a secretaria de Saúde, Danielli da Cruz, anunciou que o projeto irá continuar e passará a atender ainda mais crianças, já que hoje o município já consta com mais de 30 crianças aguardando uma vaga no Centro TEA. “A Prefeitura tem lutado por essa causa, e com a ajuda de todos, todas as peças se encaixam”, afirmou.

Na ocasião, houve a apresentação das profissionais do centro TEA, com a psicomotricista Keli Cristina, a terapeuta ocupacional Mariane Melo, a fonoaudióloga Maria da Glória, as psicólogas Caroline Giacomelli e Vanessa Andrade, o neurologista Pedro Noceli de Oliveira e a psicóloga e coordenadora do Centro, Giovana Starepravo.

Seminário – Nos dias 3 e 4 de abril, a Secretaria de Educação promoveu o 1º Seminário sobre o Autismo. No primeiro dia de evento, houve uma roda de conversa com os pais e diretores da rede municipal, além de uma caminhada de conscientização, enquanto no dia seguinte,  houve capacitação dos professores e, na oportunidade, os participantes pontuaram e expressaram as suas experiências em sala de aula.

A secretária Josiane Weiss explicou que objetivo do encontro foi fomentar a conscientização sobre o transtorno do aspecto autista (TEA), trazendo visibilidade para essa condição ainda desconhecida por muitos.“O número de crianças portadoras de TEA vem aumentando progressivamente e a equipe da Secretaria Municipal de Educação de Quitandinha vem trabalhando arduamente para que nossas crianças tenham o melhor atendimento em todas as escolas da rede municipal. É visível a dedicação de cada professor na busca de alternativas pedagógicas para que cada criança possa ser superar cada dia. Muitos equipamentos materiais didáticos e testes avaliativos estão sendo adquiridos pelo município para que todas as crianças tem umas melhores condições para o seu pleno desenvolvimento”, salientou.



Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email