Capacitação envolveu produtores rurais, abordando gestão, marketing e empreendedorismo, visando o desenvolvimento sustentável do turismo local
A prefeitura de Campo do Tenente, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Cultura e Turismo, em parceria com o Senar, a Cresol e o Sindicato Rural, promoveu, na última semana, um curso de turismo rural gratuito. A iniciativa visa capacitar produtores nas áreas de gestão, marketing e empreendedorismo, visando o desenvolvimento sustentável do turismo.
O curso proporciona aos participantes conhecimentos práticos e teóricos sobre o assunto, estimulando a valorização da cultura local e o aproveitamento dos recursos naturais. A proposta também busca impulsionar a economia, ampliando as oportunidades de negócios no campo.
A instrutora Fabiola Jazar destaca as potencialidades que Campo do Tenente oferece. “Percebemos que aqui tem muitas possibilidades. Campo do Tenente é um município com uma área rural ampla, com várias pequenas propriedades, e muitos monumentos que podem ser considerados patrimônios históricos e culturais, como é o caso do Casarão Villa Anna. Tudo pode ser aproveitado no turismo rural. E para os produtores rurais que têm outras atividades, pode implementar a renda”, indica.
Segundo o secretário de Turismo e Cultura, Márcio Assad, o município está dando um ‘salto’ em direção ao avanço do turismo rural. “O município é agro e tem grande vocação para o desenvolvimento do turismo em área rural. A partir deste curso e desta união de esforços o futuro está chegando no setor turístico de Campo do Tenente”, destaca.
Para o prefeito Weverton Vizentin, a iniciativa vem fomentar o desenvolvimento turístico local. “Estamos trazendo novas oportunidades de renda aos nossos produtores rurais”, comenta.