Secretaria de Agricultura montou cronograma de atendimento e Castramóvel irá percorrer todas as comunidades. Primeira ação será no dia 9 de março, no Centro
Um serviço considerado essencial na área de saúde pública, principalmente para o controle de zooneses, a castração de animais será retomada em Piên. No município, a Secretaria de Agricultura já realizou a castração de cerca de 700 animais, entre cães e gatos, e pretende a partir de agora iniciar uma campanha para castrar mais 900 animais.
Abrindo o cronograma, a primeira castração do ano será no dia 9 de março e irá iniciar pelo Centro. Para utilizar o serviço, o tutor do animal deverá procurar a Secretaria de Agricultura e realizar o cadastro e o agendamento da castração.
O secretário Carlos Magon explica que, no dia e hora marcados, o tutor deverá levar o animal até o local de castração, e aguardar o período em que o animal passa pelo procedimento. “No mesmo dia o cão ou gato é liberado e recebe as orientações e medicamentos referentes ao pós operatório. Temos uma série de informações que passamos ao tutor no momento do agendamento, tanto cuidados com o pré operatório como após a cirurgia”, frisa.
Magon detalha que neste primeiro momento o objetivo da prefeitura é atender as Ong’s e as famílias de baixa renda cadastradas no Cadastro Único da Assistência Social. “Serão priorizados estes grupos na hora do agendamento, porém toda a comunidade poderá buscar o serviço de castração municipal”, comenta.
Conforme o gestor da pasta, a Secretaria de Agricultura montou cronograma de atendimento e conforme a agenda o Castramóvel irá percorrer todas as comunidades, sendo a primeira comunidade a receber os serviços é a comunidade central, onde no dia 9 de março o veículo estará no pátio da rodoviária prestando os atendimentos. “Para isso pedimos atenção para os moradores do Centro que desejam utilizar o serviço ir até a secretaria de Agricultura preencher o cadastro e agendar a castração”, orienta.
Os agendamentos são feitos na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, das 8 às 12 horas e das 13 às 16 horas, onde uma pessoa capacitada estará à disposição para realizar o cadastramento e sanar as dúvidas.