Com retomada dos eventos, sete cidades da região têm caminhadas programadas ao longo deste ano
As Caminhadas na Natureza se consolidaram como um dos principais atrativos esportivos e de turismo em todo o Paraná. As promoções são promovidos pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IAPAR-EMATER (IDR-Paraná) e contam com apoio das prefeituras e do projeto Anda Brasil.
Com o avanço da pandemia da Covid-19, ainda no início de 2020, o calendário foi diretamente afetado e os inúmeros eventos programados, inclusive na região, foram cancelados e, gradativamente, começaram a ser retomados no ano passado, com a realização de algumas caminhadas pelo Estado. Para 2022, o cronograma já está definido e sete cidades locais receberão a iniciativa.
A coordenadora estadual de Turismo Rural do instituto, Terezinha Busanello Freire, ressalta a expectativa para o cumprimento do calendário de caminhadas. “Os caminhantes estavam esperando pela retomada para poderem apreciar os encantos do meio rural. Além disso, as caminhadas se tornaram uma alternativa e um complemento de renda para a agricultura familiar, que pode comercializar seus produtos”, comenta Terezinha, apontando as medidas a serem seguidas para evitar o contágio pelo coronavírus. “Um protocolo sanitário foi elaborado para amenizar os riscos e assegurar a integridade dos caminhantes. Mesmo sendo um evento ao ar livre, deve-se evitar qualquer tipo de aglomeração e manter os cuidados, principalmente durante a alimentação”, afirma.
De acordo com Terezinha, as cidades paranaenses têm mostrado sua potencialidade turístca por meio das caminhadas. “O Paraná tem belezas e paisagens naturais que, muitas vezes, estão escondidas. E as pessoas que participam das Caminhadas na Natureza podem conhecer os atrativos que o meio rural oferece. Os caminhantes nos ajudam a mostrar e levar as opções turísticas que o interior tem”, finaliza.
Calendário – O calendário de caminhadas nos municípios do suleste paranaense teve início no último domingo por meio do Circuito dos Sítio, em Rio Negro. Ao longo do ano, estão previstas mais 17 edições do evento em toda a região. Confira abaixo.
- 13/02 – Mandirituba – Espigão das Antas Circuito dos Faxinais
- 05/03 – Fazenda Rio Grande – Circuito do Padroeiro
- 13/03 – Tijucas do Sul – Circuito Orgânicos da Serra
- 03/04 – Mandirituba – Circuito Quatro Pinheiros
- 10/04 – Rio Negro – Circuito do Seminário
- 24/04 – Agudos do Sul – Circuito Taboão
- 01/05 – Tijucas do Sul – Circuito dos Ambrósios
- 14/05 – Mandirituba – Circuito Brilho das Estrelas
- 03/07 – Mandirituba – Circuito Mãe da Mata
- 24/07 – Quitandinha – Circuito do Matão
- 21/08 – Mandirituba – Circuito da Camomila Colônia Retiro
- 28/08 – Tijucas do Sul – Circuito Cogumelo Champignon
- 18/09 – Rio Negro – Circuito dos Sítios
- 01/10 – Fazenda Rio Grande – Caminhos Noturnos do Halloween
- 16/10 – Piên – Circuito Costa Serrana
- 13/11 – Tijucas do Sul – Circuito Cachoeira do Saltinho
- 10/12 – Fazenda Rio Grande – Pedalada Internacional da Natureza – Circuito Caminho dos Eslavos
O cronograma completo de eventos em todo o Estado está disponível aqui.