domingo, 12
 de 
janeiro
 de 
2025

Calendário de caminhadas terá início em fevereiro

Caminhadas se tornaram tradicionais na região. Foto:  Edison Renato/PMSJPConsideradas um dos principais atrativos para o turismo rural, as caminhadas na natureza seguem se firmando como um tradicional evento esportivo e de lazer em todo o Paraná. As caminhadas são promovidas pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) em parceria com os municípios.

No suleste paranaense, ao longo do primeiro semestre de 2019, as cidades de Mandirituba, Agudos do Sul, Rio Negro e Tijucas do Sul receberão este tipo de evento, que passa por diversas paisagens naturais, com estradas rurais, cachoeiras e trilhas. Confira abaixo o calendário de caminhadas.

Abrindo o cronograma na região, Mandirituba receberá no dia 24 de fevereiro o ‘Circuito dos Faxinais’, que passará pela comunidade de Espigão das Antas. “O município realiza quatro caminhadas na natureza ao longo do ano e é o segundo no estado em número de participantes. Este circuito contará com mais de 80% da rota passando por faxinais e, por ser um mês quente, priorizamos a mata, cachoeiras e o contato com os animais”, explica o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Edelar Luiz Comparin, apontando que para o segundo semestre, outras duas caminhadas já estão previstas. “No dia 7 de julho acontecerá a Caminhada Mãe da Mata, no Chimboveiro, e em agosto, no dia 8, a Caminhada da Camomila”, contou.

Segundo Comparim, estes eventos têm grande importância visando fortalecer o turismo local. “Mandirituba, junto com outros municípios vizinhos, faz parte da Rota do Pinhão. Por meio deste chamamento turístico, conseguimos envolver as entidades locais, como associações de mães e grupos de catequese, além de fazer o resgate da gastronomia regional”, finalizou.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email