Nesta semana, mulher teria sido mordida por um cachorro na rua. Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Piên informou que está adotando medidas para reduzir os casos de ataques envolvendo cães no município
A presença de cães soltos pelas ruas, sujeitos à proliferação de doenças e acidentes envolvendo pedestres, ciclistas ou motociclistas, é tido como um problema crônico em toda a região. Nesta semana, um leitor entrou em contato com a redação de O Regional para relatar um ataque sofrido por sua esposa no bairro Avencal, em Piên.
Nilton Cezar Alves conta que na esquina da rua Praia Grande com a rua São Paulo cachorros ficam soltos e investem contra quem passa por ali. “Acho que nenhum deles é vacinado. Todos que passam por ali, os cães avançam. Algumas pessoas já foram mordidas”, relata o morador, que teve a esposa atacada. “Minha esposa foi mordida na perna na segunda-feira. O cachorro encravou os dentes a perna dela e logo ela foi ao hospital para não pegar nenhuma infecção”, comenta.
Em contato com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município, a pasta informou que medidas vêm sendo adotadas para conter os ataques. “Em parceria com a Secretaria de Saúde, encontra-se em andamento um censo destinado a identificar a quantidade real de animais tutelados, permitindo distinguir aqueles que possuem responsáveis daqueles que se encontram em situação de abandono”, informou a Secretaria, orientando sobre como proceder em caso de ataques. “Em eventuais casos de ataques, a Polícia Militar deve ser acionada para o devido registro de Boletim de Ocorrência e encaminhamento das medidas legais pertinentes. Para denúncias relativas a animais soltos, maus-tratos ou outras irregularidades, solicitamos que a população utilize a ouvidoria online da prefeitura, garantindo que cada situação seja devidamente averiguada”, complementou.
Ainda, a pasta reforçou que, enquanto órgão público, não está autorizada a realizar o recolhimento de animais nas vias públicas, uma vez que não dispõe de instalação adequada para alocar e assegurar o bem-estar dos animais. “A criação de um espaço sem estrutura apropriada poderia transformar-se em um depósito irregular, agravando problemas já existentes, como o abandono intencional por parte de tutores irresponsáveis”, informou.
Para o próximo mês de março, será realizado evento de castração de cães e gatos no município, em parceria com o Instituto Água e Terra (IA), o governo do Estado, CastraPet e o Município de Piên. Tutores interessados, que não desejam a reprodução de seus animais, devem dirigir-se à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para realizar o cadastro prévio. “Ressaltamos que todos os animais atualmente sob tutela da ONG MIA já se encontram devidamente cadastrados para participar do evento. Reiteramos a importância da posse responsável. Ter um animal implica cuidados, atenção e compromisso. Caso não seja possível oferecer uma vida digna ao animal, é preferível não assumir essa responsabilidade”, concluiu.
📲 O grupo de notícias de O Regional te deixa por dentro do que acontece em toda a região. Conecte-se com a gente no link.
👉🏻 Receba O Regional em sua casa. Faça sua assinatura pelo WhatsApp.
▶️ Inscreva-se em nosso canal no Youtube e confira nosso vídeos.
📷 Acompanhe nossos conteúdos no Instagram.

