segunda-feira, 31
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março
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2025

Com drenagem e terraplanagem, avança pavimentação entre Mandirituba e São José dos Pinhais

Trabalhos de pavimentação estão avançando na estrada que liga Mandirituba e São José dos Pinhais. Foto: Amep
Trabalhos de pavimentação estão avançando na estrada que liga Mandirituba e São José dos Pinhais. Foto: Amep
Obra conta com investimento de R$ 96,8 milhões, sendo executada pelo governo do Estado, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep). São 26,61 quilômetros de pavimentação em concreto, sendo 18,49 quilômetros em São José dos Pinhais e 8,12 quilômetros em Mandirituba

Segue em ritmo acelerado a pavimentação da estrada rural que liga Mandirituba a São José dos Pinhais, obra que conta com investimento de R$ 96,8 milhões, sendo executada pelo governo do Estado, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep). São cinco trechos, já com avanços nos serviços de drenagem, terraplenagem e remanejamento de rede elétrica.

A obra contempla 26,61 quilômetros de pavimentação em concreto, sendo 18,49 quilômetros em São José dos Pinhais e 8,12 quilômetros em Mandirituba. Conforme o projeto, os quatro primeiros segmentos estão em São José dos Pinhais, com pavimento rígido e ciclofaixas, enquanto o quinto trecho, de 9,7 quilômetros, fica majoritariamente em Mandirituba, que receberá também toda a infraestrutura.

De acordo com o diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, a nova ligação metropolitana trará benefícios significativos para a mobilidade da população local. “Além de reduzir o tempo de deslocamento entre Mandirituba e São José dos Pinhais, a nova ligação metropolitana também vai contribuir para o melhor escoamento da produção agrícola local, o fortalecimento do turismo religioso e do cicloturismo”, disse.

Os trabalhos estão concentrados, atualmente, nos trechos 3 e 5. No 3, estão em andamento obras de drenagem, com a execução de bocas de saída de bueiro, caixas coletoras de sarjeta e caixas de ligação, enquanto a terraplenagem avança com a limpeza da camada vegetal, cortes e aterros, enquanto a relocação de postes está em andamento para garantir o remanejamento da rede elétrica.

Já no trecho 5, abrangendo as duas cidades, os serviços de topografia evoluem com o estaqueamento do trajeto, etapa fundamental para a marcação precisa das futuras intervenções, além da execução travessias com bueiro tubular de concreto, boca de saída de bueiro, instalação de passa-fauna e a poda de árvores em pontos estratégicos para viabilizar a continuidade da obra.

Ainda no projeto está prevista a construção de ciclovias com 2,5 metros de largura, além da readequação e instalação de nova iluminação pública. Um cuidado especial foi tomado na Colônia Marcelino, em São José dos Pinhais, onde um trecho em paralelepípedo será preservado para manter características do patrimônio histórico e cultural da região.

A engenheira da Amep, Gabriela Suckow, detalha que o processo segue um fluxo organizado. “Esse tipo de obra acontece como uma linha de produção. Primeiro, a topografia marca os pontos onde serão feitas as drenagens, travessias e demais intervenções. Em seguida, ocorre a limpeza da camada vegetal e o corte de árvores para, então, iniciar os serviços de drenagem e terraplenagem. A partir disso, o pavimento começa a ser executado”, explica.

A previsão é que a obra seja concluída em 2026.

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