Primeira edição da iniciativa ofertou serviços como atualização do CadÚnico, orientação jurídica gratuita, atendimento social e psicológico na comunidade de Chimboveiro
A prefeitura de Mandirituba, por meio da secretaria de Assistência Social e Habitação, deu início na última terça-feira (29), ao projeto Mãos Estendidas na Comunidade. A primeira edição foi realizada na localidade rural do Chimboveiro, levando uma série de serviços públicos diretamente aos moradores.
A ação ocorreu no salão paroquial da igreja do Chimboveiro e resultou em 35 atendimentos. Entre os principais serviços oferecidos estiveram a atualização do Cadastro Único, orientação jurídica gratuita com advogado dativo, orientação sobre o INSS, cadastro habitacional, encaminhamento para o novo RG (CIN), concessão de cestas básicas, atendimento social e psicológico, além da inclusão de idosos em grupos de convivência.
Segundo a secretária de Assistência Social, Rosane Cruz, o objetivo do projeto é levar os serviços oferecidos pelo CRAS, CREAS e demais políticas públicas das famílias para quem vive nas áreas mais afastadas. “Essa foi a primeira edição do projeto. À medida que as ações forem avançando, esperamos alcançar um número ainda maior de atendimentos. Todos os serviços são gratuitos, e os participantes foram recepcionados com um café preparado com carinho pela equipe”, destacou Rosane.
Entre as principais demandas registradas pelos moradores estiveram a regularização de união estável, especialmente para garantir direitos previdenciários em caso do falecimento do companheiro, e a liberação de benefícios bloqueados. O atendimento jurídico teve grande procura.
As ações do Projeto Mãos Estendidas serão realizadas sempre nos salões paroquiais das igrejas católicas das comunidades, das 9h30 às 12 horas e das 13 às 16 horas, com estrutura preparada para oferecer atendimentos de forma respeitosa, acolhedora e eficiente.
Próximas datas e localidades do projeto Mãos Estendidas são Campestre dos Paulas (26 de agosto), Mato Branco dos Carvalhos (30 de setembro), Caí de Baixo (28 de outubro) e Espigão das Antas (25 de novembro).