Desde o mês de março, a população de Agudos do Sul vem contando com os atendimentos de um novo fisioterapeuta no sistema público de saúde. É Luis Eduardo de Lima Camargo, que realiza avaliação cinético-funcional, tratamentos laboratoriais e também atendimentos domiciliares.
Segundo ele, as avaliações são realizadas toda terça-feira pela manhã e, após isso, o paciente aguarda ligação da clínica municipal para início do tratamento. Em atendimento clínico, são 60 por semana e até então já foram realizados 1.920, em 128 pacientes diferentes. Os atendimentos domiciliares são em média seis semanais; nesta modalidade já foram atendidos 14 pacientes diferentes, totalizando cerca de 40 sessões.
Na clínica é realizado o tratamento fisioterapêutico laboratorial, onde se incluem todas as áreas de abordagem fisioterápica, tais quais neurológica infantil e adulto, pulmonar, reumática e ortopédica. “Na maioria dos casos relacionados a pacientes ortopédicos, observamos boa recuperação, tendo como grande objetivo a diminuição da dor, ganho de amplitude de movimento e força muscular”, explica o fisioterapeuta.
Nos casos neurológicos infantis, o foco é na evolução motora, ou seja, fazer com que a pessoa consiga movimentos simples para sua idade. Na evolução neurológica adulta, é dado ênfase nas atividades de vida diária. Luis explica que os pacientes reumáticos são minoria, por sua doença ser na maioria das vezes rara e o tratamento é sempre contínuo. Na questão pulmonar, segundo ele, a evolução é rápida, porém, na grande maioria das vezes, são doenças crônicas; o foco do tratamento nestes casos é fixado em situações de diminuição de ar retido nos pulmões, aumento do fluxo respiratório e higiene brônquica.