terça-feira, 16
 de 
julho
 de 
2024

Assembleia debate o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da RMC

Fórum sobre o plano de desenvolvimento foi realizado no Plenarinho da Casa. Foto: Orlando Kissner/Alep
Fórum foi realizado no Plenarinho da Casa. Foto: Orlando Kissner/Alep
Fórum do Desenvolvimento Urbano Integrado foi realizado nesta quinta-feira. Foram debatidos diagnósticos e desafios do novo PDUI para os 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba

Foi realizado ontem (06) no Plenarinho Deputado Luiz Gabriel Sampaio da Assembleia Legislativa, o Fórum do Desenvolvimento Urbano Integrado – Diagnósticos e Desafios do PDUI – AMEP. O evento foi promovido para Comissão das Relações Federadas e Assuntos Metropolitanos da Assembleia Legislativa para discutir o novo Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Curitiba.

A deputada Marli Paulino, presidente da comissão e proponente do fórum, falou da importância deste debate na Assembleia. “Destaco que é muito importante este Fórum para debatermos as questões da Região Metropolitana sob o novo PDUI. Todos os municípios devem compreender o novo PDUI e, a partir dele, ter um trabalho integrado. Na Comissão, recebemos muitas demandas e reclamações, por isso convidamos a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP) para o debate, na busca de soluções conjuntas para estes municípios”, disse.

O PDUI é um instrumento de planejamento urbano e regional exigido pelo Estatuto da Metrópole para as regiões metropolitanas. Seu objetivo é orientar o desenvolvimento e a governança interfederativa das regiões, promovendo a integração de políticas públicas e gestão das dinâmicas dos municípios pertencentes.

O presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP), Gilson Santos, participou do fórum e explicou a importância de se debater o PDUI da RMC. “O PDUI é uma exigência legal do governo federal e ele nasce a partir do Estatuto da Metrópole que traz um novo regramento sobre as regiões metropolitanas. Hoje estamos aqui na Assembleia para debater este novo PDUI que é um pensar para a região metropolitana para os próximos 10 anos principalmente nas funções que tem relação direta com a vida em sociedade”, destacou.

A mesa de autoridades ficou composta pela presidente da comissão, deputada Marli Paulino; vice-presidente da comissão, deputada Márcia Huçulak; integrante da comissão, deputado Alisson Wandscheer; secretário executivo da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba, Neco Prado; presidente da AMEP, Gilson Santos; e a sócia diretora da Urbtec – Engenharia, Planejamento e Consultoria, Luciane Taniguchi.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email