sexta-feira, 22
 de 
novembro
 de 
2024

As campanhas e as promessas

Na próxima segunda-feira será de conhecimento de todos os paranaenses quem são os candidatos aos principais cargos da política estadual. Ou seja, vamos saber quem concorrerá ao governo, às vagas ao Senado, à Câmara Federal e a Assembleia Legislativa. Por tudo que vem sendo noticiado não teremos grandes surpresas, a coluna Politicando traz as últimas previsões a respeito. Talvez a grande expectativa é se teremos três ou dois candidatos ao governo com potencial de vitória. Se forem apenas dois, é provável que a eleição se defina no primeiro turno.

Mas saindo um pouco da questão pontual das candidaturas, vale refletir sobre o que vamos ouvir dos nossos candidatos ao governo em se tratando do futuro do nosso estado. O Paraná, diga-se de passagem, é privilegiado pela sua pujança no agronegócio e a diversidade industrial. Dois importantes pólos que o colocam em destaque no país. Mesmo assim, sabemos que existem muitas demandas e que as mais significativas já estão sendo matéria de propaganda eleitoral por longo período.

Serve de exemplo a questão do pedágio, tido como um dos mais caros do Brasil, e que assola a população e prejudica em muito a competitividade do setor produtivo estadual. O que vamos ouvir novamente neste ano a respeito dos pedágios? E a questão da criminalidade, do tráfico e da entrada do crime pelas fronteiras? E ainda da falta de policiamento nas cidades, especialmente naquelas pequenas e mais distantes? E o enxugamento da máquina pública, com a redução dos gastos com cargos comissionados e deputados?

O período eleitoral serve exatamente para analisarmos o que será apresentado em relação a todos os temas que impactam e fazem diferença em nossas vidas. Sendo fundamental que o eleitor saiba distinguir o que é verdade, o que é promessa e o que é mentira. A eleição deveria ser um assunto indispensável nas rodas de conversa com a família e com os amigos, não na forma de torcida ou fanatismo, mas de análise e fundamentação do que é possível e do que é fantasioso.

Nos tempos atuais temos muita informação e maneiras de pesquisa. Além disso, com as tecnologias existentes, a possibilidade de questionamentos e debates. E a vida dos candidatos estão aí, na internet, em suas redes sociais e nos noticiários. É bom e importante conferir.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email