quarta-feira, 4
 de 
agosto
 de 
2021

Aproveitamento nas aulas online se destaca na educação em Mandirituba

Mesmo com aulas sendo ofertadas de maneira diferente, os resultados tem sido satisfatórios

A prefeitura de Mandirituba, através da Secretaria de Educação apresenta resultado satisfatório do trabalho pedagógico realizado no período de pandemia, de forma remota, com entrega de apostilas aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano).

A impossibilidade de realizar as aulas presenciais entre professores e alunos, devido às medidas de isolamento social, as aulas remotas surgem como alternativa para reduzir os impactos negativos no processo de aprendizagem. Com cronograma elaborado para entrega e devolutiva de atividades impressas foi possível verificar que no primeiro semestre, as escolas atingiram porcentagem significativa de participação e interação das aulas propostas. Na última entrega de apostila que aconteceu nos dias 17 e 18 de junho, os pais também devolveram a apostila anterior, e após verificação dos resultados, dos 2530 alunos, o município teve 90,4% de participação, o que corresponde a 2288 alunos.

Na prática, os professores com muita responsabilidade e compromisso com os alunos, organizam todo o material e realização de interações via WhatsApp, com rotina de estudo conforme cronograma previamente definido que consta nas apostilas de modo a garantir que os alunos tenham contato diário com as atividades. A carga horária é a mesma das aulas presenciais, garantindo a frequência dos alunos.



De acordo com Maria Aparecida Claudino Biscaia, secretária de Educação, a opção pelas apostilas busca assegurar igualdade na oferta de ensino a todas as crianças, uma vez que nem todos têm acesso a meios eletrônicos para estudar. “Fica o meu reconhecimento ao trabalho realizado pela gestão escolar, equipe pedagógica, corpo docente, garantindo sempre a qualidade de ensino”, comentou.

A equipe técnica da Secretaria de Educação seguirá trabalhando e organizando o retorno das aulas. “Quando isso acontecer, teremos um processo pedagógico para colocar tudo em ordem, acompanhar a evolução dos alunos e garantir que as perdas no processo ensino e aprendizagem serão recuperadas”, disse a secretária.

Cabe ressaltar que nos CMEIS também acontecem à entrega de apostilas, embora não sendo idade obrigatória, os pais destas crianças participam ativamente da entrega e devolutiva e interação constante via WhatsApp, com excelentes resultados.

Em relação aos alunos que não apresentam devolutiva, ou interação no grupo, a escola organiza busca ativa dos mesmos, contato direto com os professores, ligações aos pais, visitas às famílias, conversa dirigida e por último, se necessário for encaminhamento ao Conselho Tutelar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email