sábado, 19
 de 
junho
 de 
2021

Após cortes, prefeitura de Tijucas tem gasto com pessoal dentro dos limites

Cesar Matucheski relata que prefeitura teve que realizar vários cortes para equilibrar os gastos com pessoal. Foto: Arquivo/O RegionalApós extrapolar consideravelmente os limites de gastos com pessoal, a prefeitura de Tijucas do Sul realizou no último ano uma série de cortes e ajustes de despesas para obter o equilíbrio das contas públicas. Em virtude de ter ultrapassado o teto máximo permitido pela legislação, o município ficou sem certidão negativa, fazendo com que determinados recursos não pudessem ser confirmados.

Segundo o prefeito Cesar Matucheski, em janeiro de 2019 a prefeitura registrava o índice de 60% em gasto com pessoal. “A arrecadação estava em declínio e o cenário era bastante preocupante”, recorda Matucheski. Diante disso, foram realizados diversos cortes de hora extra e gratificações dos funcionários, além das exonerações de comissionados, que passaram de 54 para 21 cargos. “Destas funções, que recebem em comissão, seis já eram servidores efetivos, o que ajudou a reduzir custos. Nossa meta era estar abaixo dos 54%, que é o limite máximo”, salienta. Paralelamente, o poder público também trabalhou para fortalecer e melhorar a receita própria, por exemplo, realizando a atualização dos cadastros de IPTU.

Após efetivar a redução das despesas e seguir todo um planejamento, a prefeitura fechou o ano com o percentual de 53% de gasto com pessoal. “Isso possibilitará que tenhamos novamente a certidão negativa e assim os recursos que estão encaminhados ao município poderão ser efetivados”, destaca Matucheski, pontuando outras questões. “Todos os servidores receberam reajuste salarial de 4% e os professores estão com os vencimentos acima do piso do magistério. Estes avanços somente foram efetivados porque houve uma força-tarefa para garantir o equilíbrio do município”, conclui.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email