Após extrapolar consideravelmente os limites de gastos com pessoal, a prefeitura de Tijucas do Sul realizou no último ano uma série de cortes e ajustes de despesas para obter o equilíbrio das contas públicas. Em virtude de ter ultrapassado o teto máximo permitido pela legislação, o município ficou sem certidão negativa, fazendo com que determinados recursos não pudessem ser confirmados.
Segundo o prefeito Cesar Matucheski, em janeiro de 2019 a prefeitura registrava o índice de 60% em gasto com pessoal. “A arrecadação estava em declínio e o cenário era bastante preocupante”, recorda Matucheski. Diante disso, foram realizados diversos cortes de hora extra e gratificações dos funcionários, além das exonerações de comissionados, que passaram de 54 para 21 cargos. “Destas funções, que recebem em comissão, seis já eram servidores efetivos, o que ajudou a reduzir custos. Nossa meta era estar abaixo dos 54%, que é o limite máximo”, salienta. Paralelamente, o poder público também trabalhou para fortalecer e melhorar a receita própria, por exemplo, realizando a atualização dos cadastros de IPTU.
Após efetivar a redução das despesas e seguir todo um planejamento, a prefeitura fechou o ano com o percentual de 53% de gasto com pessoal. “Isso possibilitará que tenhamos novamente a certidão negativa e assim os recursos que estão encaminhados ao município poderão ser efetivados”, destaca Matucheski, pontuando outras questões. “Todos os servidores receberam reajuste salarial de 4% e os professores estão com os vencimentos acima do piso do magistério. Estes avanços somente foram efetivados porque houve uma força-tarefa para garantir o equilíbrio do município”, conclui.