sexta-feira, 26
 de 
abril
 de 
2024

Após 4,5 anos, Dom Francisco é nomeado bispo de nova diocese

Dom Francisco tomou posse na diocese de São José dos Pinhais em 2012. Foto: DivulgaçãoUma surpresa. Esta foi a reação da comunidade católica na manhã de ontem ao saber da transferência de seu bispo para a vizinha diocese de Joinville. Dom Francisco Carlos Bach ficará até o próximo dia 15 de junho, festa de Corpus Christi, agora como administrador diocesano, até assumir o trabalho pastoral em outra região.

Ontem, pelo telefone, Dom Francisco falou à redação deste jornal sobre sua transferência. “A vontade do meu coração é de ficar nesta diocese, porém, sou bispo da igreja e, por obediência, onde ela me mandar eu vou. Amei estar aqui, o povo, o trabalho que Deus me confiou”, descreveu.

Sobre o que fica neste tempo à frente da diocese, Dom Francisco enfatizou os avanços conquistados até aqui. “Foram quatro anos, quatro meses e quatro dias juntos. Fizemos uma caminhada bonita, sempre perseverantes e bem unidos. O que acontece numa paróquia acontece em outra também. Destaco o trabalho vocacional, o início da construção do novo seminário, a formação e revitalização dos Conselhos Pastorais, as escolas de ministros, o trabalho com a catequese e tantas outras coisas que juntos promovemos”, enfatizou, destacando que é necessário manter e conservar aquilo que se foi conquistado.

Ontem, Dom Francisco recebeu inúmeras ligações, palavras de agradecimento e incentivo. A presidência do Regional Sul 2 emitiu nota agradecendo todo o trabalho prestado na igreja do Paraná e manifestando a alegria pela nomeação.

A missa de posse de Dom Francisco na nova diocese está sendo marcada para o dia 24 de junho, às 15 horas, na Catedral de São Francisco Xavier, em Joinville.

Nove meses de espera – A diocese de Joinville estava vacante desde o falecimento do bispo Dom Irineu Roque Scherer, em julho de 2016. Dom Francisco Bach será o seu 7º bispo. Criada em 17 de janeiro de 1927, pelo Papa Pio XI, a diocese de Joinville abrange 18 municípios da região Norte de Santa Catarina. Possui 65 paróquias e quase 500 capelas divididas em seis comarcas, mais de quatro mil Grupos Bíblicos de Reflexão, 130 padres entre diocesanos e religiosos, 60 diáconos permanentes e 60 funcionários na Mitra Diocesana.

Histórico – Dom Francisco Carlos Bach nasceu no dia 4 de maio de 1954, na cidade de Ponta Grossa. Realizou seus estudos fundamentais no Grupo Escolar Professor Colares e em 1964 ingressou no Seminário Menor Diocesano São José em sua cidade natal. Em Curitiba, cursou Filosofia e Teologia, sendo ordenado sacerdote por Dom Geraldo Micheletto Pellanda no dia 3 de dezembro de 1977, na Paróquia Santa Teresinha, em Ponta Grossa. Entre os anos de 1985 e 1987, realizou seu Mestrado em Direito Canônico na Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma. O Santo Padre, o Papa Bento XVI, o nomeou Bispo no dia 27 de julho de 2005. Foi ordenado bispo na Catedral de Ponta Grossa no dia 27 de outubro e tomou posse da Diocese de Toledo no dia 24 de novembro de 2005. No dia 3 de outubro de 2012, foi designado para ser o novo bispo de São José dos Pinhais, sendo empossado no dia 15 de dezembro do mesmo ano.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email