Evento realizado pela Apae em parceria com a prefeitura e a Secretaria de Educação e Cultura, reuniu população para debater avanços e desafios com pessoas dentro do espectro autista
A Apae de Agudos do Sul realizou na última sexta-feira (25), o 3º Congresso de Autismo, em parceria com a prefeitura municipal e a Secretaria de Educação e Cultura. O evento reuniu autoridades, educadores, profissionais e familiares para um debate sobre dificuldades e avanços nos atendimentos de crianças e adolescentes dentro do espectro autista.
A abertura foi realizada pelo presidente da Apae, Sr. João Maria, que destacou a importância do evento para a conscientização e fortalecimento das ações de inclusão e parabenizou a equipe da instituição. “Parabenizo toda a equipe pela dedicação e pelo empenho em fazer a diferença na vida dos nossos alunos e suas famílias”, destacou.
O prefeito Genezio Ferreira também participou da cerimônia e ressaltou o apoio da gestão municipal à instituição. “Agradeço à Apae pelo convite. Trabalhei na instituição por um bom tempo e acompanho de perto o excelente trabalho que realizam. Recentemente estivemos em Brasília buscando recursos e conseguimos garantir R$ 1 milhão para a ampliação da Apae de Agudos do Sul. As portas da prefeitura estão sempre abertas para boas parcerias”, afirmou o prefeito.
A diretora da Apae, Veridiana Pruchak, enfatizou o valor do momento: “Hoje é um dia muito especial, estamos celebrando a conscientização sobre o autismo. Agradeço à prefeitura e à Secretaria de Educação e Cultura pelo apoio constante”, frisou Veridiana.
A coordenadora pedagógica da Educação Especial, Sirlei Foggiatto, falou sobre os desafios do trabalho junto aos alunos autistas e destacou o compromisso da equipe. “Cada dia acompanhamos de perto o desenvolvimento dos nossos estudantes. Há muito trabalho pela frente, mas seguimos firmes, sempre buscando oferecer uma educação de qualidade”, pontuou.
O secretário de Educação, Jaime Júnior Ferreira, também enalteceu a parceria com a Apae e falou sobre uma iniciativa inovadora: a instalação de salas sensoriais em todas as instituições de ensino do município. “Essa é uma ideia da nossa equipe da Educação Especial, da coordenadora pedagógica Sirlei Foggiatto e da psicóloga Ediane Peres. Nosso objetivo é garantir bem-estar e um ambiente acolhedor para as nossas crianças”, explicou.
O congresso contou ainda com a palestra do professor Geraldo Peçanha, que abordou o tema “Autismo e Cuidado: o desenvolvimento de crianças e jovens dentro do espectro do autismo”, trazendo reflexões e orientações práticas para os profissionais e familiares presentes.
Representando a Associação de Pais e Autistas (AAPA), enfatizou sobre o congresso de autismo. “Eventos como esse são fundamentais para a nossa luta diária. Precisamos ampliar o entendimento e quebrar preconceitos, e a parceria entre Apae, prefeitura e a sociedade civil mostra que estamos no caminho certo”, declarou.