segunda-feira, 26
 de 
fevereiro
 de 
2024

Anatel libera 5G para cidades da região

Tecnologia 5G avança para cidades da região após liberação da Anatel. Foto: Arquivo/O Regional
Tecnologia 5G avança para cidades da região. Foto: Arquivo/O Regional
Liberação da Anatel para implantação da tecnologia ocorre a partir desta segunda-feira para os dez municípios do suleste paranaense

Os dez municípios do suleste paranaense estão na lista da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a liberação, a partir desta segunda-feira, da instalação do sinal 5G. Até o momento, são 487 cidades brasileiras liberadas para utilização da faixa de 3,5 GHz por estações do 5G standalone, totalizando a população de 86 milhões de pessoas, 40% da população.

Tido como o mais recente padrão tecnológico para serviços móveis, o 5G possui características que incluem altas taxas de transmissão de dados e baixa latência (tempo de resposta). Diferentemente das mudanças acompanhadas pelo 2G, 3G e 4G, o foco desta tecnologia, conforme a Anatel, está também na especificação de serviços que permitam o atendimento a diferentes aplicações e que os avanços que virão com o 5G devem ocorrer com o tempo, à medida que diferentes segmentos comerciais encontrarem soluções para atender às suas necessidades e às demandas das pessoas e dos negócios.

De acordo com a Anatel, a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de forma imediata nas localidades. “A instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora”, informou.

As cidades, os bairros e a quantidade de estações licenciadas do 5G, além dos aparelhos celulares certificados para uso da tecnologia, podem ser consultados nos dashboards disponibilizados no painel de dados da Anatel.

 



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email