terça-feira, 3
 de 
fevereiro
 de 
2026

Amep anuncia corredor de ônibus para conectar Colombo, Curitiba e Fazenda

Governador anunciou novo corredor de ônibus. Foto: Jonathan Campos/AEN
Governador anunciou novo corredor de ônibus. Foto: Jonathan Campos/AEN
Investimento do governo do Estado será de cerca de R$ 6,1 milhões. Na ligação entre Curitiba e Colombo, serão 5,9 quilômetros de implantação de linhas exclusivas de ônibus na BR-476, enquanto entre Curitiba e Fazenda Rio Grande, serão 17,5 quilômetros na BR-116

O governador Ratinho Junior anunciou, na última semana, que o governo do Estado, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), vai contratar o projeto de implantação do sistema de BRT – Ônibus de Trânsito Rápido na ligação de Curitiba com Colombo, ao Norte da Capital, e Curitiba com Fazenda Rio Grande.

O investimento apenas nesta fase será de cerca de R$ 6,1 milhões. O edital foi publicado no dia 17 de dezembro e as propostas serão conhecidas no dia 25 de fevereiro. Esse é um dos projetos mais abrangentes de mobilidade urbana na Grande Curitiba, permitindo a ligação do transporte coletivo em todo o Eixo Norte-Sul, ligando as duas cidades que possuem a maior demanda de transporte coletivo com a Capital.

O governador destacou que a ideia é trazer mais agilidade, menos tempo no trânsito e mais comodidade para a população. “Além disso, queremos trazer inovação. No futuro, esse corredor pode receber inclusive o Bonde Urbano Digital, seguindo a experiência que já está em andamento entre Pinhais e Piraquara”, adiantou o governador, destacando que o objetivo é terminar o projeto completo da Linha Verde, com um trecho que vai do Atuba até o Alto Maracanã, em Colombo, e outro do Pinheirinho até Fazenda Rio Grande. “Isso resolve um grande problema, especialmente na região do Ceasa, onde o trânsito costuma travar nos horários de pico, com grande fluxo de carros, caminhões e ônibus. Assim que o projeto estiver concluído, entramos na segunda fase, que é a contratação das empresas para executar as obras. A ideia é resolver os problemas da Região Metropolitana, como já estamos fazendo em outras frentes”, reforçou.

Serão implantadas pistas exclusivas para os ônibus, novas estação de embarque e desembarque e mais um terminal metropolitano em Fazenda Rio Grande. Ambos os trechos se encontram em perímetro urbano, totalizando aproximadamente de 23 quilômetros de extensão.

Na ligação entre Curitiba e Colombo, serão 5,9 quilômetros de implantação de linhas exclusivas na BR-476. O trecho iniciará na porção norte da Linha Verde e terminará nas proximidades do Terminal Guaraituba. Já entre Curitiba e Fazenda Rio Grande, serão 17,5 quilômetros na BR-116, no trecho iniciando logo após o último retorno operacional da Linha Verde, a partir da passarela localizada nas proximidades da rua Engenheiro João Bley Filho, e terminando no bairro Estados, em Fazenda Rio Grande.

Nessa etapa serão avaliados pontos como a quantidade de passageiros, as ligações com outras linhas de ônibus, os possíveis impactos no trânsito e no ambiente urbano.

O diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, enalteceu que a Região Metropolitana de Curitiba (RMC), que reúne 29 municípios, vem se consolidando como uma das mais importantes do País. É a nona mais populosa e uma das que possuem melhor Índice de Desenvolvimento Humano (0,783) entre as 24 maiores regiões metropolitanas nacionais. “A RMC já tem população maior que Curitiba e vai crescer mais. É o que apontam todos os estudos de planejamento urbano. E esse crescimento vai acontecer principalmente no Sul, em bairros de Curitiba como Umbará e Tatuquara, mas principalmente Fazenda Rio Grande, que já foi uma das cidades que mais cresceu no País no último Censo, Mandirituba e Quitandinha”, afirmou.

Para o secretário de Cidades, Guto Silva, o principal ganho do novo corredor de ônibus será a redução do tempo de deslocamento para quem depende do transporte coletivo diariamente. “Esse projeto significa tempo para o trabalhador. Colombo e Fazenda Rio Grande são duas das cidades que mais transportam trabalhadores todos os dias para Curitiba, e ter um novo eixo, com uma canaleta exclusiva e ônibus rápidos, permite diminuir significativamente o tempo de viagem”, analisou.

Em paralelo a esse projeto, o Estado desenvolve outros projetos de infraestrutura para favorecer a mobilidade nessas regiões. Em Fazenda Rio Grande um convênio com a prefeitura prevê a construção de dois viadutos sobre a BR-116.

📲 O grupo de notícias de O Regional te deixa por dentro do que acontece em toda a região. Conecte-se com a gente no link.
👉🏻 Receba O Regional em sua casa. Faça sua assinatura pelo WhatsApp.
▶️ Inscreva-se em nosso canal no Youtube e confira nosso vídeos.
📷 Acompanhe nossos conteúdos no Instagram.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email