domingo, 31
 de 
agosto
 de 
2025

Ambrósio Pazda comemora 100 anos e com muita energia

Ambrósio Pazda já tem 100 anos de vida. Foto: O Regional
Ambrósio Pazda já tem 100 anos de vida. Foto: O Regional
Morador de Agudos do Sul, Seu Ambrósio festejou na última semana seu aniversário de 100 anos. Muito ativo, ele se mostra uma pessoa de muita fé e histórias para contar

Nesta semana, a equipe de O Regional teve a oportunidade rara de conversar com mais uma pessoa centenária. É Ambrósio Pazda, morador da localidade de Palmitos de Cima, em Agudos do Sul. No último sábado, a família esteve reunida para a festa do aniversário de 100 anos dele, que foram completados no dia 7 de agosto.

Seu Ambrósio nos recebeu no início de uma tarde no interior da casa. Mas que ninguém se engane, pois naquele mesmo dia já havia feito diversas atividades externas. E, depois de nos mostrar as imagens dele e até de seus pais em uma parede, ainda teve disposição de caminhar por seu terreno com a equipe de reportagem e mostrar um pouco do que ainda faz.

Ele é natural da localidade de Bateias, município de Campo Alegre. Há 75 anos veio para a localidade onde mora, quando Agudos do Sul ainda não era município. Ali constituiu família. Ao longo de sua vida trabalhou na fumicultura e outros cultivos, além da criação de animais. Também ajudou a fundar o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Agudos do Sul.

Entre as histórias contadas, as viagens de quando ainda jovem ia de carroça para Joinville, as dificuldades e conquistas. E para chegar aos 100 anos, segundo observado nos relatos, foram muitos desafios, como a vez que se deparou com uma onça e a história da jararaca. E ainda passou pela pandemia de Covid-19.

Apesar da idade avançada, se mostra ainda bastante ativo, com força e vontade, cuidando com orgulho de sua plantação de uvas e pêssegos. Ao encerrar a entrevista, fez uma afirmação categórica. “Eu rezo todos os dias”, disse, demonstrando ser também um homem de muita fé.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email