Agudos do Sul sedia anualmente a maior e mais tradicional romaria de Nossa Senhora Aparecida da região. E é amanhã, 12 de outubro, que os romeiros se reúnem para mais uma edição do evento, a exemplo do que acontece em diversas cidades por todo o país, já que a santa é a padroeira do Brasil.
Esta será a 22ª romaria em honra a Nossa Senhora Aparecida. O ponto principal do evento é a capela de Palmitos, que leva o nome da santa e que é onde começa e termina a peregrinação.
Os romeiros partem desta comunidade logo cedo, às 7 horas deste sábado, passando pelas demais capelas da paróquia de Agudos. A romaria passa às 7h20 em Areias, às 8h20 em Tarumã, às 9h10 em Colônia Nova, às 10h10 em Taquara Lisa, às 10h50 em Papanduva, às 11h40 em Pavão, às 13h30 em Pavãozinho, às 14h30 na matriz, às 15h20 em Taboão, às 16 horas em Queimados, às 16h40 em Lagoa dos Souza e às 17h10 em Lagoa dos Pretos.
Por fim, os romeiros chegam novamente a Palmitos, onde às 18 horas, no pátio da capela, será celebrada missa, a qual deve reunir milhares de fiéis. Também haverá a tradicional queima de fotos de artifício. Segundo Francisco Zeszotko, da comissão organizadora, uma das novidades neste ano é o momento de louvor com o padre João Maria, de Mandirituba, a partir das 19h30.
A comunidade está preparada para receber os visitantes. “Estão sendo organizados espaços para estacionamento, bem como estrutura de venda de alimentação”, enfatiza ele.