Estudantes de diferentes cidades do Paraná foram selecionados para o programa de intercâmbio. Embarque foi acompanhando pelo governador Ratinho Junior nesta quarta-feira
Os 100 estudantes da rede estadual selecionados para o programa Ganhando o Mundo embarcaram, nesta quarta-feira, rumo ao Canadá, onde farão um intercâmbio. Os estudos no país terão duração de um semestre letivo e os estudantes retornam para cursar o segundo semestre em seus respectivos colégios.
O projeto oferece a estudantes do Ensino Médio uma formação em instituições de ensino estrangeiras que tenham curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil e para a seleção do alunos, que ocorreu em duas etapas, foi utilizado como critério avaliativo as notas e a frequência durante o ano letivo de 2020. Da região, há representantes de escolas de Agudos do Sul, Mandirituba e Lapa.
Acompanhando o embarque dos paranaenses, o governador Carlos Massa Ratinho Junior enalteceu a experiência que será proporcionada. “Para nós é um motivo de muita alegria. Estamos começando com 100 alunos. Eles vão ficar seis meses no Canadá, vivendo, estudando, aprendendo inglês, conhecendo uma nova cultura, tendo a oportunidade de inspirar outros alunos e ajudar a sua família, sua escola e sua comunidade”, disse.
De acordo com secretário de Estado da Educação, Renato Feder, o programa pretende expandir e proporcionar oportunidades a mais estudantes do Paraná. “É um estímulo para os alunos continuarem estudando. Neste ano, vamos selecionar mais alunos para ir para um outro país no ano que vem”, disse o secretário da Educação e do Esporte, Renato Feder. “Quando você faz intercâmbio, você volta com uma cabeça mais aberta, mais empoderado, mais autoconfiante. É muito importante para os jovens”, concluiu.