Bombeiro Mirim conta com 18 estudantes que se reúnem quinzenalmente. Iniciativa terá oito encontros, previstos para conclusão em novembro, mês em que será feita a formatura
Com a participação de 18 alunos, o projeto Bombeiro Mirim está em andamento em Piên. A inciativa é realizada por meio da Secretaria de Assistência Social e Defesa Civil em parceria com o Corpo de Bombeiros.
As aulas estão acontecendo desde agosto, no Cras, sendo ministradas pelo Sargento Joel Dutka e acompanhadas pelo professor Jonas Kurovski. Os participantes, são alunos do quinto ano do ensino fundamental do período vespertino e as atividades acontecem na parte da manhã.
Segundo o Sargento Dutka, a ideia do projeto é uma complementação na formação moral e intelectual, focada nos valores do civismo e da cidadania. “Desta forma, não são tratadas apenas disciplinas técnicas do corpo de bombeiros, mas também aquelas disciplinas que nós julgamos importantes para a idade, que é a educação no trânsito, educação ambiental, educação digital, para fazer um bom uso do celular e, claro, o combate às drogas” aponta.
A secretária de Assistência Social de Piên, Katia Rudnick, reforça a importância de ações similares para o desenvolvimento dos jovens no município. “Projetos como esse promovem a formação de jovens cidadãos conscientes e responsáveis. Além disso, o Bombeiro Mirim atua como uma ferramenta de inclusão social, ao oferecer oportunidades de aprendizado para crianças e adolescentes” destaca.
Hoje, o projeto reúne os alunos quinzenalmente, com oito encontros previstos até o mês de novembro, quando será feita a formatura. Além da contribuição social com os jovens, a iniciativa busca fortalecer o vínculo entre a população e o Corpo de Bombeiros.