quinta-feira, 21
 de 
novembro
 de 
2024

Pela primeira vez, alunos da rede estadual receberão kits escolares

Pela primeira vez, Estado entregará kits para os estudantes. Foto: Adriano Gomes/Seed-PR
Pela primeira vez, Estado entregará kits para os estudantes. Foto: Adriano Gomes/Seed-PR
Secretaria de Estado da Educação vai investir cerca de R$ 43 milhões na medida. Kits serão compostos por cadernos, lápis de cor, canetas, entre outros itens utilizados no processo de aprendizagem dos estudantes

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) vai dar mais um passo visando a qualificação do aprendizado aos estudantes da rede estadual de ensino. Em uma ação inédita, todos os alunos receberão um kit escolar, com três cadernos, lápis de cor, canetas esferográficas, réguas, apontador com depósito, borracha, entre outros itens, a partir do ano letivo de 2025.

O investimento na medida será de aproximadamente R$ 43 milhões, com recursos próprios do Estado, na aquisição de cerca de 945 mil kits escolares. A compra dos materiais é fruto de uma ata de registro de preço, realizada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Ministério da Educação (MEC), homologada em agosto deste ano, na qual reuniu os estados interessados na compra dos itens, o que reduziu o custo total para cada ente federado.

O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, comentou sobre a novidade. “Nosso objetivo é de que cada estudante, independentemente da sua localização, receba o material necessário para começar o ano letivo com tudo o que precisa. A educação do Paraná está cada vez mais comprometida com a equidade e a inclusão, e esse investimento é uma prova concreta desse compromisso”, destacou.

Os kits deverão ser entregues já no início do ano letivo de 2025, em fevereiro, para os alunos dos ensinos fundamental II, médio e profissionalizante e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Serão dois modelos de kits escolares, sendo um deles um destinado ao ensino fundamental II e outro para o ensino médio e EJA, tendo como diferença que os alunos do 6º ao 9º anos receberão itens em maior quantidade, como lápis de cor e cadernos.

Ideb – Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, divulgados em julho, colocam o Paraná com a melhor educação do Brasil. Entre 2021 e 2023, o Estado aumentou de 4,8 para 4,9 a sua nota no Ideb no ensino médio, o que inclui as escolas públicas, sob gestão do Governo do Estado, e as escolas privadas e institutos federais. Já no ensino fundamental, que engloba do 6º ao 9º ano, o Ideb do Paraná passou de 5,4 para 5,5, liderança empatada com Ceará e Goiás.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email