OrCam é um dispositivo que utiliza tecnologia avançada de visão computacional para fornecer assistência para pessoas com deficiência visual
Uma aluna do Colégio Estadual Rui Barbosa, de Agudos do Sul, recebeu, nos últimos dias, uma OrCam, um dispositivo de tecnologia assistida que se assemelha a um par de óculos. A ferramenta, disponibilizada por meio do governo estadual, busca transformar a experiência educacional e a vida cotidiana de estudantes com deficiência visual.
O dispositivo utiliza tecnologia avançada de visão computacional para fornecer assistência a pessoas com deficiência visual. O equipamento possibilita a leitura de textos em voz alta, identificar rostos, produtos e muito mais, auxiliando estudantes em suas atividades diárias e, principalmente, nas aulas.
O prefeito Jesse Zoellner direcionou um agradecimento especial ao secretário de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel, pelo compromisso e dedicação na concretização desse projeto. “Expresso minha gratidão pela conquista da aluna Fernanda, e a importância da colaboração entre os níveis de governo para apoiar os estudantes”, comentou
A secretária de Educação, Eliza Dranka, destacou seu entusiasmo pela oportunidade que o OrCam trará para a aluna. “Esta é mais uma prova de que a educação inclusiva é uma prioridade no estado do Paraná e para Agudos do Sul. A história de Fernanda é um lembrete poderoso de que todos têm o direito de buscar a excelência educacional, independentemente das circunstâncias”, disse.