Jovens que completam 18 anos em 2021 têm até 31 de agosto para fazer o Alistamento Militar. O processo é obrigatório e pode ser de forma online, no endereço alistamento.eb.mil.br.
Para fazer o alistamento pela internet, o candidato deve preencher o formulário de alistamento militar e informar o número do CPF para validação dos seus dados pessoais.
O secretário da Junta Militar de Piên, Nelson Silvano Simões, reforça que os rapazes que não têm acesso a internet, devem procurar uma Junta de Serviço Militar mais próxima da sua residência portando os documentos pessoais para formalizar o alistamento. “O Certificado de Alistamento Militar (CAM) ou o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) são documentos obrigatórios para muitos processos”, detalha.
Simões alerta ainda sobre consequências previstas para aqueles que não fizerem o alistamento. “Também é importante destacar que, quem não fizer o alistamento no prazo citado, terá que pagar uma multa e não poderá obter passaporte ou prorrogação de sua validade, prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino, inscrever-se em concurso para provimento de cargo público, entre outros impedimentos”, finaliza.