Neste domingo, 12 de outubro, é comemorado em todo o país o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Por toda parte são várias as homenagens à santa e, na região, a maior e mais tradicional acontece no município de Agudos do Sul, através da comunidade de Palmitos.
É desta localidade que os romeiros partem, logo cedo, às 7 horas, em carros e ônibus, para percorrer todas as capelas da paróquia. A romaria passa às 7h10 em Areias, às 8 horas em Lagoa dos Pretos, às 8h40 em Lagoa dos Souza, às 9h30 em Queimados, às 10h20 em Taboão, às 11h20 na matriz, às 12 horas em Pavãozinho, às 13 horas no Pavão, às 14h40 em Papanduva, às 15h30 em Taquara Lisa, às 16h20 em Colônia Nova e às 17h10 em Tarumã.
Os romeiros chegam então novamente a Palmitos, onde às 18 horas, no pátio da capela, será celebrada missa, presidida pelo bispo Dom Francisco Carlos Bach. Em seguida acontece a tradicional queima de fogos e haverá ainda momento de louvor com o padre João Maria, de Mandirituba.
Segundo Francisco Zeszotko, da organização da romaria, os preparativos estão sendo ultimados para receber os milhares de romeiros. “Hoje montaremos o palco. Haverá estacionamento e também serviço de cozinha”, conta ele.
A comunidade vem se preparando através de um tríduo em Palmitos, que teve início ontem com missa com o padre Paulo Sgarabotto. Hoje, às 19 horas, o celebrante será o padre Ataliba Staut e amanhã, no mesmo horário, é a vez do pároco local, padre Mário Kovalczyc.