domingo, 24
 de 
novembro
 de 
2024

Agudos do Sul vai adquirir unidade móvel para controle de zoonoses

Prefeita Luciane Teixeira assinou a documentação para aquisição do castramóvel. Foto: Arquivo/O RegionalA prefeitura de Agudos do Sul vem dando um importante passo para a solução de um grande problema associado à saúde pública e que é comum em muitas cidades. A proliferação desenfreada de animais pelas ruas, principalmente cães, é uma dura realidade na maioria dos municípios da região. Em Agudos, ações efetivas no sentido de amenizar esta situação serão tomadas a partir da aquisição de uma unidade móvel para centro de controle de zoonoses.

Trata-se de um castramóvel, uma unidade móvel para castração de animais de pequeno porte. Segundo a secretária municipal de Saúde, Katya Carvalho, será uma espécie de van/trailer na qual serão castrados cães e gatos, evitando a proliferação e contribuindo para o controle de zoonoses. Segundo levantamento realizado neste ano pelos agentes comunitários de saúde, Agudos possui mais de 6,3 mil cães e gatos.

Ela conta que o veículo será equipado com autoclave, gaiolas para pré e pós-cirurgia, duas mesas cirúrgicas veterinárias, mobiliário apropriado, entre outros equipamentos necessários, todo adaptado para preparação e realização das cirurgias, bem como para a recuperação dos animais. “Após os procedimentos, o animal volta para o proprietário. Em caso de animais de rua, promoveremos campanhas de adoção”, revela a secretária, salientando ainda que existe um projeto de lei do município com intuito de inibir maus tratos e incentivar a guarda responsável.

As ações serão desenvolvidas em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que cederá o veterinário responsável pelos procedimentos. Também serão promovidas campanhas de conscientização sobre o tema.

O recurso para o castramóvel é originário do governo federal, por meio de uma emenda do deputado federal Evandro Roman, no valor de R$ 130 mil. A indicação da emenda foi intermediada pelo vereador Zezo Pires. “Agradeço ao vereador e ao deputado. É mais um compromisso do nosso plano de governo que estaremos cumprindo, atendendo esta antiga reivindicação da comunidade local relacionada aos animais”, destaca a prefeita Luciane Teixeira. A prefeitura aguarda agora a entrada do recurso para realizar o processo licitatório de aquisição da unidade móvel.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email