terça-feira, 23
 de 
abril
 de 
2024

Agudos do Sul sedia reunião da Amsulep

Prefeitos da região da Amsulep estiveram reunidos em Agudos do Sul. Foto: O Regional
Prefeitos de toda a região estiveram reunidos em Agudos do Sul na noite desta quinta-feira (21) para reunião de trabalho da Associação dos Municípios da Região Suleste do Paraná (Amsulep). Segurança, agricultura e desenvolvimento estiveram entre os temas tratados

 

Prefeitos de toda a região estiveram reunidos na noite desta quinta-feira (21) em Agudos do Sul. O município foi sede de reunião de trabalho da Associação dos Municípios da Região Suleste do Paraná (Amsulep). O encontro foi realizado na câmara municipal.

Um dos convidados da reunião foi o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, que apresentou às autoridades da região soluções da capital que podem ser compartilhadas com as cidades. Citou o exemplo da área de segurança com o Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais e falou da Muralha Digital, que é a integração de todas as câmeras públicas da cidade em um centro de controle para monitoramento, além da Patrulha Maria da Penha, em um trabalho integrado com a Polícia Militar. Citou ainda a importância da integração na área turística, onde todos os municípios podem sair ganhando.

Ações do Consórcio Metropolitano de Serviços do Paraná (Comesp) também estiveram em destaque no encontro. A diretora do órgão Daniela Cavalcante detalhou o trabalho que vem sendo realizado para ampliação das possibilidades de comercialização de produtos oriundos da agropecuária local, com ênfase no objetivo de obter certificação para comercialização de produtos de origem animal.

Equipe do Sebrae também participou da reunião. O órgão está implantando na região um escritório de articulação com o objetivo de estimular o desenvolvimento, por exemplo com o Comitê Territorial Gralha Azul. O consultor Alex de Paula falou da junção de forças entre executivo, legislativo e empresários e apresentou dados de todas as cidades da região e projetos que estão desenvolvidos nos municípios.

O presidente da Amsulep, James Valério, prefeito de Rio Negro, falou do objetivo das reuniões “É sempre trazer orientações e promover articulações onde os municípios se ajudem entre si”, disse. O vice-presidente da entidade, Maicon Grosskopf, prefeito de Piên, enfatizou que o desafio é fazer as cidades prosperarem e citou a importância de ter a capital sempre próxima nestes diálogos.

O prefeito anfitrião, Jessé Zoellner, fez avaliação positiva do encontro. “É de grande importância entre os prefeitos este debate de ideias e projetos que possam ser desenvolvidos e compartilhados entre os municípios”, destacou. Citou também os programas apresentados na reunião pelo Sebrae e pelo Comesp para o incremento da economia local.

Estiveram presentes também os prefeitos de Tijucas do Sul, Altair Gringo; de Mandirituba, Luis Antonio; e de Contenda, Mostarda Digner; além de vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais destas e demais cidades. Participaram ainda o deputado estadual Francisco Bührer e a diretora da 2ª Regional de Saúde, Irani Santos.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email