quinta-feira, 2
 de 
maio
 de 
2024

Agudos do Sul defende nova comarca para a região

Agudos do Sul protocolou pedido para sediar comarca para atender cidades da região. Foto: Arquivo/O Regional
Agudos do Sul protocolou pedido para sediar comarca para atender cidades da região. Foto: Arquivo/O Regional
Prefeitura de Agudos do Sul, com apoio do poder legislativo, já protocolou o pedido junto ao Tribunal de Justiça do Paraná e a intenção é que cidades como Piên, Tijucas do Sul e Quitandinha sejam atendidas pela nova comarca

A instalação de uma nova comarca na região suleste do Paraná já está oficialmente solicitada. Os debates em torno do assunto começam a ganhar corpo para que os cidadãos de pelo menos quatro cidades da região tenham acesso facilitado aos serviços da Justiça.

Recentemente, a prefeitura de Agudos do Sul protocolou no Tribunal de Justiça do Paraná a intenção de sediar uma nova comarca e, consequentemente, a criação desta. A intenção é de que, além da cidade sede, a nova estrutura atenda também os municípios de Quitandinha, Tijucas do Sul e Piên, que ficam ao entorno de Agudos.

Segundo o prefeito de Agudos do Sul, Jesse Zoellner, com a instalação de um novo fórum, outros serviços também podem ser disponibilizados de forma mais próxima aos cidadãos destas cidades, como delegacia, registro de imóveis, cartório de títulos e documentos, além de zona eleitoral.

Zoellner também cita a importância econômica para a cidade com o projeto, com mais serviços sendo prestados na cidade e novas possibilidades de criação de emprego. O município se dispõe a ceder ou adquirir um terreno para sediar o fórum, além de oferecer apoio logístico e operacional. “Vamos propor isso na próxima reunião da Amsulep, órgão que nos representa, pois é um projeto que vai nos unir ainda mais na reivindicação de demandas conjuntas”, disse Jesse, citando a mobilização a ser feita junto com os demais prefeitos da região.

O projeto também conta com o apoio do poder legislativo local. Uma reunião, com a participação de vereadores, já foi feita no fórum de Fazenda Rio Grande, que abrange Agudos do Sul atualmente. Segundo a comitiva de Agudos, nota-se uma grande demanda de serviços naquele fórum e uma nova comarca viria a desafogar.

O procurador Diego Valente, da prefeitura, cita como exemplo que um dos grandes benefícios seria o acesso facilitado aos trabalhos de regularização de imóveis. “Sabemos o quanto este serviço é importante para os proprietários, para que consigam financiamentos, instalação de luz e água e, no caso de produtores, a emissão de notas fiscais”, explica.

Diego salienta também que já foi solicitado apoio a esta demanda junto a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional do Paraná, e o órgão se mostrou favorável. “Mas ainda aguardamos reunião com a presidente da OAB/PR, Marilena Winter”, enfatiza.

Nesta semana, além do prefeito e do procurador, participaram de uma nova reunião sobre o tema em Agudos o presidente da câmara, Nei Rocha, o vereador Monsa Kerscher e a secretária municipal de Administração e Finanças, Eliane Gomes Panfil. Segundo a prefeitura, o tamanho da cidade não seria fator impeditivo para instalação da comarca, visto que há municípios menores que já contam com essa estrutura judiciária.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email