sábado, 13
 de 
agosto
 de 
2022

Agricultura de Mandirituba dá início ao uso de estufa modelo municipal

Estufas de morango do modelo municipal instaladas em Mandirituba. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Mandirituba
Projeto visa apoiar e atender a todos os produtores rurais adeptos ao modelo de cultivo do morango no município

A prefeitura de Mandirituba recebeu, na última quarta-feira, as primeiras mudas de morango, além dos slabs e as fitas de gotejo que integram a instalação da estufa modelo. Os materiais foram recebidos por meio da parceria com empresa Bioagro. Empresa que atende diversos produtores na região e também adotou a ideia do projeto municipal.

O plantio foi realizado com a participação de alguns produtores integrantes da associação AGRIMAN, a Cooperativa Agropecuária de Mandirituba, e com a presença do presidente da entidade, Ademir Cesar Moleta. O projeto da Estufa Modelo, com o cultivo de morango, tem como objetivo apoiar e atender a todos os produtores rurais adeptos ao modelo de cultivo, considerando o grande crescimento que o município já possui na produção do fruto.

De acordo com a administração municipal, com a utilização da Estufa Modelo, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a comunidade e com a Associação de Produtores, irá desenvolver atividades que possibilitarão aos produtores maior proximidade com a rotina do processo de produção, aliada ao uso correto dos recursos, o que deve possibilitar a realização de testes e experimentos como formas de manejo, irrigação, adubação, aplicação de produtos diferenciados, buscando base para o aumento da produtividade e renda em suas próprias produções.

Ainda segundo a prefeitura, a Estufa Modelo também será utilizada para as aulas práticas dos cursos oferecidos pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que visam à qualificação e promoção das famílias de produtores rurais. O novo espaço poderá, ainda, receber alunos das escolas, pessoas atendidas por demais programas oferecidos pela prefeitura, para visitas técnicas e demais atividades correlacionadas.

Nesta primeira fase foram implantadas 3.200 mudas e a previsão é de que em quatro meses, seja realizada a primeira colheita.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email