domingo, 24
 de 
novembro
 de 
2024

Agosto Azul conscientiza para cuidados com a saúde do homem

Liesse Rejaile diz que o cuidado cma  saúde deve ocorrer rotineiramente para que doenças sejam diagnosticadas precocemente. Foto: Arquivo/O RegionalChamar a atenção do público masculino para os cuidados com a saúde, especialmente após os quarenta anos. Este é um dos principais objetivos da campanha ‘Agosto Azul’, lançada na última segunda-feira em todo o estado.
Neste ano, a campanha busca promover uma mobilização para alertar sobre a importância de tratar a saúde do homem trabalhador, a fim de reduzir os problemas de saúde relacionados ao trabalho. Na região, as unidades de saúde já estão desenvolvendo atividades voltadas aos homens, com orientação, atendimento médico e realização de exames.
O médico Liesse Rejaile, de Tijucas do Sul, destacou que o homem deve cuidar da saúde desde cedo para evitar complicações futuras. Segundo ele, o Agosto Azul tem o foco principal no combate ao câncer de próstata e a hipertrofia prostática. “O PSA, exame de sangue para detectar o câncer de próstata, e o toque retal, acima de 40 anos, ajudam na descoberta desta doença em fase inicial, sendo este um período em que a doença ainda pode ser curada”, descreveu.Steven destacou a importância dos homens estarem atentos à prevenção de doenças. Foto: Arquivo/O Regional
Mas não é apenas este tema que os médicos adotam em seus consultórios. O diabetes requer muita atenção, para isto, é orientado fazer exames pelo menos uma vez por ano. Hipertensão Arterial Sistêmica, glicemia, controle da pressão, dieta balanceada e sem gorduras ou doces, alimentação com frutas, verduras e legumes e pouca carne, também estão na lista de cuidados. “Não esquecendo que manter o peso, evitando a obesidade e uma boa caminhada e outros exercícios físicos regulares, também fazem bem”, finalizou.
Para o pienense Steven Queiroz, é importante estar atento aos hábitos e costumes que contribuem para a manutenção da saúde. “Os homens não devem procurar atendimento somente quando estiverem doentes, esse cuidado deve ser frequente. Essas campanhas são importantes para manter o alerta aos cuidados com a saúde dos homens”, afirmou.
Dados – A incidência de doenças cardiovasculares, somado ao alto índice de mortalidade masculina relacionada a acidentes de trânsito e violência interpessoal, é a principal causa de mortes dos homens, que em média vivem sete anos menos que as mulheres no Paraná. Entre 20 e 59 anos, a cada três mortes registradas, duas são de homens.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email