sábado, 7
 de 
dezembro
 de 
2024

Agente de trânsito reforça fiscalização na PR-420

Agente tem atuado na fiscalização do trânsito na PR-420. Foto: Divulgação
Agente tem atuado na fiscalização do trânsito na PR-420. Foto: Divulgação
Operações são realizadas diariamente e estão alinhadas Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans)

Um assunto em alta nos últimos dias, principalmente em Piên, é a atuação de um agente de trânsito ao longo da PR-420, que corta a cidade até a divisa com Santa Catarina. Com a aplicação de multas, a ação gerou questionamentos.

Em contato com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), órgão que atua nas rodovias estaduais, eventualmente no apoio aos municípios em suas malhas viárias, a reportagem apurou sobre as atividades desempenhadas pelo agente.

De acordo com o DER, trata-se de um agente de trânsito vínculado ao órgão, com formação para atuar no cargo. “Em sua maioria foram selecionados do Corpo de Militares Estaduais Inativos Voluntários (CMEIV) da Polícia Militar do Paraná, tendo passado por curso de formação e de atualização específico para a função, conforme critérios da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran)”, informou.

Ainda conforme o órgão, as operações são diárias, podendo variar de local e horário, mas com foco em pontos críticos de acidentes, principalmente por excesso de velocidade. “Estas atividades estão alinhadas com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) do governo federal – o Paraná foi o primeiro estado a aderir à iniciativa”, apontou.

O objetivo da ação, segundo o DER, é reduzir os acidentes nas rodovias estaduais administradas pela instituição, bem como reduzir a gravidade dos acidentes que ainda ocorrerem. “O objetivo é salvar vidas, garantindo mais segurança a todos os usuários e preservando o patrimônio público e privado”, finalizou.



Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email