segunda-feira, 29
 de 
novembro
 de 
2021

Ações voltadas para os homens são programadas em Piên

Atendimentos voltados para os homens são realizados em Piên. Foto/Reprodução Prefeitura de Piên

A Secretaria de Saúde de Piên realizou na última semana uma ação para realizar atendimentos exclusivos para homens. Segundo a prefeitura, a proposta faz parte da campanha Novembro Azul e continuará nesta semana. O Novembro Azul visa a conscientização dos homens da importância dos cuidados da saúde, como prevenção do câncer de próstata.

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens, causando a morte de 28,6% da população masculina. No país, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A única forma de garantir a cura do câncer de próstata, segundo os médicos, é o diagnóstico precoce, que acaba sendo dificultado, por conta da doença não apresentar sintomas na fase inicial.

Os atendimentos em Piên aconteceram na última semana na Unidade Básica de Saúde de Trigolândia e na quinta-feira na Unidade Central. Segundo a Secretaria de Saúde, no total foram atendidos 53 homens, que receberam orientações a respeito das doenças masculinas, em especial, a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Durante as consultas foram feitas as coletas de sangue para a realização do exame PSA, que é um exame de sangue que verifica como está a próstata, detectando se está normal ou aumentada. Além da consulta, os pacientes receberam avaliação odontológica, com uma nutricionista e a realização de diversos testes pela equipe de enfermagem, como aferição da pressão arterial, glicoteste, IMC e atualização da carteirinha de vacinação.

Para o vice-prefeito e secretário de Saúde, Pedrinho da Silva, essa prevenção é importante para trazer ao conhecimento dos homens todas as doenças que podem ser desenvolvidas, bem como os meios de prevenção e formas de tratamento. “Os homens muitas vezes acabam deixando de lado a sua própria saúde e isso pode ter um preço muito alto no futuro. Por isso estamos realizando ações que além de detectar doenças visam conscientizar a população masculina para o cuidado com sua saúde e bem estar”, disse o secretário.

Nesta semana ocorre novamente a ação, que é realizada em horário estendido para atender exclusivamente os homens. Na quarta-feira (24), os atendimentos serão realizados na unidade de Trigolândia, das 17 às 20 horas, e na quinta-feira (25), os homens serão atendidos na Unidade Central, das 17 às 20 horas.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email