sexta-feira, 22
 de 
novembro
 de 
2024

Após acidente com produto químico, prefeitura decreta Situação de Emergência em Joinville

Prefeitura Joinville decretou Situação de Emergência após acidente com produto químico. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Joinville
Prefeitura Joinville decretou Situação de Emergência após acidente. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Joinville
Caminhão que transportava Ácido Lineal Alquilbenceno Sulfônico (LAS), utilizada na indústria química como matéria ativa na elaboração de detergentes, xampus e cremes dentais, tombou e pegou fogo na Serra Dona Francisca

Em decorrência de um acidente ocorrido com produto químico na Serra Dona Francisca, nesta segunda-feira (29), a prefeitura de Joinville (SC) publicou um Decreto de Situação de Emergência.  No período da manhã, a municipalidade e a Companhia Águas de Joinville interromperam a captação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão.

O fechamento ocorreu para que o local, que é responsável por aproximadamente 75% da água tratada na cidade, não receba água com resíduos provenientes do acidente. De acordo com a prefeitura, substância que estava sendo transportada é Ácido Lineal Alquilbenceno Sulfônico (LAS), em concentração de 90%, utilizada na indústria química como matéria ativa na elaboração de detergentes, xampus e cremes dentais.

Na ocasião, o prefeito Adriano Silva destacou a medida adotada. “O fechamento foi justamente para que a substância não entrasse no nosso sistema de tratamento, garantindo assim que toda a água já tratada possa ser consumida normalmente”, afirmou.

Segundo informe divulgado pela administração municipal, a água que está chegando nas residências ou está armazenada em caixas d’água está própria para consumo. “A captação da água do rio foi fechada às 10 horas, sendo que a substância chegou nas proximidades da estação apenas às 13 horas. Por tanto, a água que já estava dentro da estação não foi atingida. Ainda não há previsão de normalização do abastecimento”, informou.

Estado do motorista – Por meio do Hospital Municipal São José, a prefeitura de Joinville informou que o motorista do caminhão que se acidentou na Serra Dona Francisca está em observação em estado estável. O homem de 59 anos teve ferimentos pelo corpo e está consciente. Ainda não há previsão de alta.

Com informações da prefeitura de Joinville



Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email