sexta-feira, 3
 de 
maio
 de 
2024

Acesso a pontos turísticos do Parque do Monge é interditado

IAT interditou acessos a pontos turísticos do Parque do Monge. Foto: Denis Ferreira Netto/SEDEST
IAT interditou acessos a pontos turísticos do Parque do Monge. Foto: Denis Ferreira Netto/SEDEST
Trilha que ligava a Gruta do Monge à Pedra Partida foi bastante danificada devido aos deslizamentos de terra causados pelas chuvas intensas que caíram na Lapa nos meses de setembro e outubro. Escadaria que dá acesso à gruta também sofreu avarias

Como medida de prevenção, o Instituto Água e Terra (IAT) confirmou, na última quarta-feira (06), a interdição por tempo indeterminado da trilha da Pedra Partida e da escadaria que dá acesso à Gruta do Monge, no Parque Estadual do Monge, na Lapa. O percurso de aproximadamente 450 metros liga dois dos principais atrativos turísticos do complexo ambiental.

A ação visa a segurança dos usuários, já que a trilha foi severamente danificada em decorrência dos deslizamentos de terra causados pelas chuvas nos meses de setembro e outubro. Já a escadaria sofreu infiltração e corre o risco de cair.

Os geólogos e engenheiros que vistoriaram a Unidade de Conservação (UC), indicaram que a demarcação foi destruída em diversos pontos, com indícios de instabilidade nos maciços de arenito, como detalhou o diretor de Patrimônio Ambiental do IAT, Rafael Andreguetto. “Já estamos tomando as providências necessárias para devolver o Parque do Monge e todos os seus atrativos à população”, afirmou.

Segundo Andreguetto, apesar da interdição de dois importantes pontos turísticos, o parque segue funcionando parcialmente. “Há um imenso gramado, mirante, oratório, local em que muitos dos visitantes deixam suas oferendas. E vamos lançar nos próximos dias editais para a instalação de loja de souvenirs e de food truck no Monge. Ou seja, há muito o que fazer para quem gosta de curtir as belezas naturais do Paraná”, disse.

O IAT estuda a possibilidade de criar um percurso alternativo, bem como um novo acesso à gruta, e o órgão ambiental pretende começar nos próximos dias o mapeamento da nova área. A Unidade de Conservação está entre as mais visitadas do Paraná e recebeu 43,7 mil pessoas no primeiro semestre deste ano, ficando atrás apenas da Ilha do Mel, em Paranaguá, no número de visitantes.

O Parque do Monge integra um projeto-piloto, em parceria com a Fundação Grupo Boticário, para aceleração de delegação de serviços de turismo, com foco na ampliação de oportunidades de visitação, como a criação do núcleo Serena, em que estão em avaliação possibilidades de uso do espaço para cavalgadas, quadras esportivas, áreas de recreação, estacionamento para motorhomes. O Plano de Manejo do parque também está sendo revisado para aproximar ainda mais a UC da população.

Monge – O Parque Estadual do Monge está localizado no município da Lapa, a aproximadamente três quilômetros da sede do município. Ele recebeu este nome por possuir uma gruta que teria sido abrigo do monge João Maria D’Agostini, entre 1847 e 1855, que se dedicou ao estudo de plantas da região, fazendo orações públicas e medicando enfermos, tornou-se assim um líder religioso.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email