sexta-feira, 19
 de 
abril
 de 
2024

A incógnita eleição para o senado no Paraná

Em quem você vai votar para senador no Paraná? Neste ano são dois votos e a eleição estadual tem ingredientes interessantes nessa definição de quem vai ganhar 8 anos para representar o estado no Congresso Nacional. Há dois nomes fortemente conhecidos da população paranaense e com situações bem distintas nesta reta final da campanha. O ex-governador Beto Richa, do PSDB, parecia ter uma eleição tranquila, principalmente por arrebanhar um número expressivo de prefeitos, porém, duas operações recentes do Gaeco e da Polícia Federal abalaram toda a estrutura política de Richa. O ex-governador, inclusive, foi preso. Depois de 3 dias conseguiu a liberdade e retomou a campanha, mas despencou nas pesquisas e passou a ser um nome indigesto na conquista de votos. O outro nome super conhecido é do atual senador e ex-governador Roberto Requião, do MDB, que lidera as pesquisas, mas que tem relação estreita com PT, defende o ex-presidente Lula, e que já mostrou diversas vezes ser contra a prisão do petista. E o Paraná deve ser hoje o estado com maior rejeição ao PT, o que pode impactar na campanha de Requião.

Outros três nomes apareciam na disputa pelo senado sem muitas chances, isso lá no mês de agosto, mas com o desenrolar da campanha e todos os acontecimentos até aqui, as coisas mudaram. O também ex-senador Flávio Arns, que foi do PT, depois do PSDB, e agora está na Rede, já passou Beto Richa nas pesquisas. O deputado federal Alex Canziani, do PTB, também ultrapassou a casa dos dois dígitos. E, não diferente, o empresário e debutante na política, Oriovisto Guimarães, quer aproveitar o apoio do candidato ao governo Ratinho Junior e tentar ser a surpresa na disputa pelas duas vagas ao Senado Federal.

A eleição para o senado, inclusive, é onde existe o maior número de eleitores indecisos. Muita gente acaba se apegando na disputa para presidente e governador pela exposição que elas têm e na disputa de deputado porque são as mais próximas através dos seus representantes locais. No entanto, é importante ressaltar que o Brasil possui 80 senadores e eles têm papel decisivo no futuro do país e na grande maioria das ações desenvolvidas pelo poder público federal. O posicionamento do senador tem impacto na vida de todas as famílias brasileiras.

O Brasil terá grandes desafios no futuro próximo, principalmente em se tratando das reformas que devem ser apreciadas e votadas pelos deputados e senadores. Duas delas em especial são urgentes para a recuperação da economia e a geração de novos postos de trabalho; a reforma da previdência e a reforma tributária. O seu voto para senador tem fundamental significado sobre esses temas. Por isso, a importância de fazer as escolhas certas.

Além do mais, o senador tem 8 anos de mandato. Ele vai ficar por todo esse tempo votando e decidindo o futuro do país. E nós, trabalhadores, vamos ficar 8 anos pagando seus salários, dos seus assessores, assim como suas viagens, moradia, alimentação e posteriormente a aposentadoria. Quem você quer no Senado Federal representando o seu interesse? São dois votos, são duas escolhas. Dá para errar duas vezes?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email