terça-feira, 14
 de 
maio
 de 
2024

A espera de maior efetivo, Companhia da PM da Lapa é elevada a batalhão

Governadora Cida Borghetti assinou a documentação que promove modificações. Foto Jonas Oliveira/AENA expectativa por melhorias na estrutura da Polícia Militar na região começa a se tornar realidade. Na última segunda-feira, a 1ª Companhia Independente de Polícia Militar da Lapa foi elevada para 28º Batalhão da PM. Com isso, o Pelotão da PM de Rio Negro passa a ser companhia. O batalhão terá ainda companhias na Lapa e em Palmeira.

O decreto de criação de novas unidades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros no estado foi assinado na última segunda-feira pela governadora Cida Borghetti, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. “A segurança pública é prioridade em nosso governo. Trabalhamos de forma integrada para atender as demandas da área e a sociedade paranaense”, afirmou a governadora. No mesmo evento foram apresentadas as novas funcionalidades do Governo Digital para a área da segurança.

Com o decreto, a unidade da Lapa já atende agora como batalhão e, além do atendimento à sua cidade sede e também Campo do Tenente, Piên, Quitandinha, Contenda e Rio Negro, passa a abranger ainda as cidades de Porto Amazonas e Palmeira, ampliando sua área de atuação e podendo ter maior efetivo e mais equipamentos. Agora, o batalhão já inicia os ajustes necessários.

O comandante do recém-criado 28º Batalhão, Major Hélio José Hornung, enfatiza que esta é a concretização de um sonho. “Lutávamos por isso desde 2016. É uma conquista de todos, comunidade e autoridades envolvidas”, enaltece, salientando que agora o trabalho e o desafio serão ainda maiores.

Ele comenta que no momento a mudança não é tão visível. O aumento de efetivo, segundo Hornung, ocorrerá de forma gradativa, pois depende de concurso público pelo estado. Segundo o major, agora a unidade tem a possibilidade de possuir escola de polícia. “Tendo aumento de efetivo, poderemos reforçar o atendimento das unidades da região, inclusive da Patrulha Rural”, enfatiza.

Hornung revelou também ter a intenção de criar dois novos destacamentos, sendo um deles em Lageado dos Vieiras, Rio Negro, explicando que isso vai depender do efetivo. Outro projeto para o comandante é agora trabalhar para a construção da nova sede do 28º Batalhão da PM.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email