quarta-feira, 4
 de 
fevereiro
 de 
2026

Webinar discute desafios da dissecção coronariana em mulheres na prática clínica

Na próxima segunda-feira, 9 de fevereiro,  a Sociedade Paranaense de Cardiologia (SPC), em parceria com o Departamento de Cardiologia da Mulher do Paraná, realiza o primeiro encontro da série de webinars voltados à saúde cardiovascular feminina. O tema central será a dissecção coronariana na mulher, condição rara e desafiadora que exige abordagem clínica diferenciada.

O evento virtual é gratuito e voltado a médicos cardiologistas e profissionais da saúde interessados em aprofundar o conhecimento sobre as especificidades do cuidado cardiovascular em mulheres. A programação inclui a apresentação de um caso clínico, atualização científica baseada em evidências e espaço para discussão com especialistas.

Nesse primeiro evento, que se repetirá mensalmente até o final do ano, diversos especialistas irão apresentar temas de interesse da comunidade médica coronariana. O evento de abertura será conduzido pela Dra. Sarah Grobe que, junto com outros especialistas apresentarão casos clínicos, aspectos clínicos, diagnósticos e terapêuticos da condição.

A dissecção espontânea da artéria coronária (SCAD, na sigla em inglês) é uma causa importante de infarto agudo do miocárdio em mulheres jovens, especialmente na ausência de fatores de risco tradicionais. Estudos recentes indicam que a condição ainda é subdiagnosticada, o que reforça a importância de eventos de atualização como este.

O objetivo é promover um espaço de troca qualificada, onde possamos discutir evidências atuais e refletir sobre as lacunas no diagnóstico e tratamento da dissecção coronariana em mulheres”, afirma Dra. Larissa de Oliveira Rengel dos Santos idealizadora da ação.

Serviço:
Webinar: O coração da mulher – Lacunas, evidências e desafios na cardiologia moderna
Data: 9 de fevereiro (segunda-feira)
Horário: das 19h30 às 20h30
Plataforma online (link enviado por mensagem direta aos inscritos)
Para participar, comente “eu quero” nas redes sociais da SPC e receba o link gratuitamente

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email