Ponte entre Lapa e Campo do Tenente terá tráfego liberado a partir desta sexta-feira (16). Estrutura esteve fechada desde setembro para obras de melhorias
Após quatro meses de interdição para obras, a ponte sobre o Rio da Várzea, na PR-427, entre Lapa e Campo do Tenente, será reaberta para tráfego. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) informou que a liberação será a partir desta sexta-feira (16).
A reabertura foi sinalizada pelo avanço dos trabalhos na estrutura, que seguem para a fase de ensaios técnicos do novo concreto aplicado no tabuleiro da ponte. O DER informou que a liberação está condicionada à aprovação dos testes de resistência, mas o cronograma está sendo cumprido conforme o previsto.
Apesar da liberação do tráfego, o órgão reforçou que a obra não estará totalmente concluída no momento da reabertura, restando serviços complementares nas treliças metálicas e nas cabeceiras da ponte. A estrutura foi interditada em setembro do ano passado, para a realização de uma série de melhorias.
A estrutura apresentou danos nos grampos de fixação das chapas metálicas e rompimento de soldas de ligação entre as chapas e o gradil abaixo das mesmas, além de um acúmulo de óleo sobre o tabuleiro. Em avaliação, os técnicos do DER/PR constataram que os danos tiveram origem, entre outros fatores, ao excesso de peso e de velocidade de veículos pesados, além de características estruturais da ponte e a sua própria idade.
A ponte, que conta com 152,95 metros de extensão e pista de 3,3 metros de largura, é uma estrutura centenária, construída originalmente como parte de uma antiga ferrovia, e depois adaptada para o tráfego rodoviário por volta de 1960.
O grupo de notícias de O Regional te deixa por dentro do que acontece em toda a região. Conecte-se com a gente no link.
Receba O Regional em sua casa. Faça sua assinatura pelo WhatsApp.
Inscreva-se em nosso canal no Youtube e confira nosso vídeos.
Acompanhe nossos conteúdos no Instagram.

