sexta-feira, 5
 de 
dezembro
 de 
2025

Carreta Saúde da Mulher vai atender moradoras da região a partir de segunda-feira

Moradoras da região serão atendidas pela Carreta da Saúde. Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Moradoras da região serão atendidas pela Carreta da Saúde. Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Carreta estará na cidade da Lapa para ofertar consultas e exames. Além das lapeanas, serão atendidas mulheres dos municípios de Piên, Rio Negro, São João do Triunfo e Campo do Tenente.

A cidade da Lapa recebe, nesta segunda-feira (1º), a Carreta Saúde da Mulher, para ofertar consultas e exames. Além das moradoras lapeanas, a unidade móvel também atenderá mulheres dos municípios de Piên, Rio Negro, São João do Triunfo e Campo do Tenente.

A unidade móvel estará na Alameda David Carneiro, no Centro da Lapa, com atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e no sábado, das 8h às 17h, até 6 de dezembro. A orientação para as mulheres que querem participar é fazer o agendamento no sistema do município, pois é preciso apresentar a guia de encaminhamento e pedido médico para efetivação do atendimento.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, enalteceu os serviços prestados pela unidade. “Estamos chegando ao final do roteiro da Carreta com grande sucesso nos atendimentos. A Secretaria segue firme no objetivo de descentralizar os atendimentos e levar a saúde cada vez mais perto da população. E o projeto da Carreta, apoiado pelo governador Ratinho Junior e pela primeira-dama Luciana Saito Massa, reforça esse nosso compromisso”, disse.

Desde que começou o itinerário pelo Paraná, em setembro, esta é a 12ª parada da Carreta, que já fez mais de 14 mil atendimentos. O programa é uma iniciativa do Estado coordenada pela Secretaria da Saúde e viabilizada por meio de uma parceria com a Volkswagen do Brasil no âmbito do programa Paraná Competitivo.

No projeto são oferecidos exames de mamografia bilateral para rastreamento (40 a 74 anos), mamografia diagnóstica, coleta de material do colo do útero para exame citopatológico, papanicolau (25 a 64 anos) e ultrassonografias transvaginal, de mamas e tireoide, além de orientações de promoção de saúde e autocuidado. Os resultados de exames de ultrassom são entregues na hora, enquanto os demais têm prazos diferentes, com a entrega de um protocolo para acessar os resultados on-line. No caso da mamografia, o prazo é de até cinco dias e de 15 dias para citopatologia.

📲 O grupo de notícias de O Regional te deixa por dentro do que acontece em toda a região. Conecte-se com a gente no link.
👉🏻 Receba O Regional em sua casa. Faça sua assinatura pelo WhatsApp.
▶️ Inscreva-se em nosso canal no Youtube e confira nosso vídeos.
📷 Acompanhe nossos conteúdos no Instagram

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email