terça-feira, 14
 de 
outubro
 de 
2025

Deficientes auditivos são beneficiados com tecnologia de monitoramento

Foto: Sora

A sirene começa a tocar em uma grande área como mineradora, sinal de que algo está errado, os funcionários começam a evacuar a área, mas será que todos estão saindo? Não, deficientes auditivos não conseguem ouvir essa sirene e se tornam mais vulneráveis a tragédias.

Marcelo Lonzetti, Diretor da ztrax Monitoramento conta que, até mesmo por força de lei, as empresas contam cada vez mais com deficientes auditivos em suas operações e eles também precisam ser protegidos:

“É preciso que as empresas cumpram a lei na contratação de pessoas com deficiência, caso dos auditivos, mas é também preciso que elas tenham o mesmo grau de proteção com todos, por isso, diretores estão cada vezes mais se preocupando em ajustar suas operações para melhor atendê-los.” conta Lonzetii.

Segundo o diretor, uma tecnologia de monitoramento precisa, como o RTLS (real time location system), mantém o controle sobre a localização exata de pessoas e ativos em tempo real, em caso de tragédia, como a queda de uma barragem por exemplo, somente o alarme tocando não mantém todos seguros, é preciso integrar soluções tecnológicas para a real proteção das pessoas:

“Quando entregamos a tecnologia para um grande parceiro de mineração não tínhamos essa visão, então, em uma visita de campo com um dos integradores percebemos a necessidade, adaptamos e agora todos os funcionários podem trabalhar com maior segurança” finaliza Marcelo.

Segundo dados da  ANM (Agência Nacional de Mineração), o setor mineral gerou 221.700 empregos diretos formais em 2024 e destes, ao menos 5% eram de pessoas com algum tipo de deficiência.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email