terça-feira, 16
 de 
setembro
 de 
2025

Paraná lança Carreta da Saúde da Mulher para atender municípios

Carreta Saúde da Mulher foi lançada pelo governo do Estado. Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Carreta Saúde da Mulher foi lançada pelo governo do Estado. Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Considerada a mais completa unidade móvel do Brasil, Carreta terá investimentos de R$ 10,8 milhões para a operação que prestará exames médicos gratuitos a 18 mil mulheres de 48 municípios paranaenses

Em cerimônia na manhã desta segunda-feira (15), o governador Ratinho Junior fez o lançamento da Carreta Saúde da Mulher, iniciativa do governo do Estado, via Secretaria da Saúde (Sesa), viabilizada por meio de uma parceria com a Volkswagen do Brasil, no âmbito do programa Paraná Competitivo.

Para o serviço, estão previstos investimentos de R$ 10,8 milhões para a operação de uma unidade móvel que prestará exames médicos gratuitos a 18 mil mulheres de 48 municípios paranaenses até o fim deste ano. A carreta oferecerá cinco exames simultâneos – mamografia, ultrassonografia de mama, ultrassonografia transvaginal, ultrassonografia de tireoide e papanicolau – além de orientações de promoção da saúde e autocuidado.

De acordo com o governador, o lançamento da unidade móvel especializada marca o início do Paraná Rosa, campanha estadual para promoção da saúde da mulher. “Hoje damos a largada para a Paraná Rosa, em um dia muito simbólico para o Estado. Com esta carreta, vamos levar a saúde para mais perto das pessoas, em especial das mulheres. Ela vai rodar o Estado com equipamentos de ponta, quatro consultórios internos e capacidade para atender cerca de 250 mulheres por dia, oferecendo exames ginecológicos e de prevenção ao câncer de mama”, afirmou.

Ratinho Junior ainda lembrou que a iniciativa se soma à expansão da rede estadual de saúde, que inclui a implantação dos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) e a integração com hospitais regionais e filantrópicos, com o objetivo de descentralizar os atendimentos e chegar a locais onde a distância é um obstáculo. “Muitas mulheres do campo ou de regiões mais afastadas não conseguem se deslocar até um centro urbano para realizar consultas e exames. Por isso, essa estrutura móvel garante não apenas o diagnóstico, mas também o encaminhamento para continuidade do tratamento dentro da rede pública de saúde, ampliando o alcance do Paraná Rosa durante todo o ano”, concluiu.

A carreta irá percorrer 13 municípios paranaenses, onde permanecerá por uma semana em cada um, realizando os exames agendados previamente pelas secretarias municipais de saúde. O primeiro município a receber o serviço será São José dos Pinhais, iniciando nesta terça-feira (16) e seguindo com o atendimento até sábado (20).

Da região, Lapa vai receber a unidade entre os dias 1º a 6 de dezembro. Também serão beneficiados com os atendimentos Campo do Tenente, Fazenda Rio Grande, Piên e Rio Negro, com datas a serem divulgadas.

Segundo o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, a escolha dos municípios desta primeira etapa prioriza regiões onde o acesso aos exames é mais difícil, sendo posteriormente ampliada todo o Paraná. “São 48 municípios que terão acesso garantido nesses primeiros 90 dias. Depois, a carreta passa a ser patrimônio definitivo do Estado e seguirá percorrendo outras regiões, durante todo o ano, com equipamentos médicos de ponta à disposição da população paranaense”, comentou.

Os serviços serão operados pela empresa Flexmedical, especializada em unidades móveis de saúde, com uma equipe formada por nove profissionais, incluindo médicos clínico geral, ginecologista, radiologista, enfermeiros e técnicos de radiologia.

O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas, e aos sábados, das 8 às 17 horas, mediante agendamento prévio, com capacidade para 248 atendimentos diários. A prioridade é para o atendimento de regiões de maior vulnerabilidade social, beneficiando mulheres de áreas rurais, comunidades tradicionais e localidades afastadas dos centros urbanos.

Paraná Rosa – A Carreta da Saúde da Mulher integra as ações do Paraná Rosa 2025, campanha capitaneada pela primeira-dama Luciana Saito Massa e executada pela Sesa, estando em sua sétima edição.  Criada em 2019, a campanha visa ampliar as ações no território paranaense, criando um ambiente permanente de prevenção, autocuidado e mobilização pela saúde da mulher.

A primeira-dama enalteceu o olhar do Estado em estender o cuidado ao público feminino. “O Paraná Rosa nasceu do desejo de cuidar de cada mulher paranaense. Em 2025, realizamos um grande sonho com a Carreta Saúde da Mulher, viabilizada por meio de uma parceria com a Volkswagen, que vai ampliar o cuidado e levar serviços essenciais para regiões onde as mulheres mais precisam de atenção”, disse a primeira-dama. “Mais do que oferecer exames, queremos levar acolhimento, esperança e a certeza que cada mulher tem um valor imenso e merece ser cuidada com amor, respeito e dignidade. Este ano, demos mais um passo, estendendo as ações para a saúde integral da mulher e reforçando que a prevenção e o cuidado vão muito além do diagnóstico”, complementou.

📲 O grupo de notícias de O Regional te deixa por dentro do que acontece em toda a região. Conecte-se com a gente no link.
👉🏻 Receba O Regional em sua casa. Faça sua assinatura pelo WhatsApp.
▶️ Inscreva-se em nosso canal no Youtube e confira nosso vídeos.
📷 Acompanhe nossos conteúdos no Instagram

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email