Descentralização permite mais agilidade, autonomia e eficiência no atendimento à população
O município de Contenda avançou na área da saúde ao integrar, em julho, o Programa de Entrega Descentralizada, tornando-se uma regional de distribuição de medicamentos pelo consórcio intermunicipal. Com a mudança, a cidade deixa de depender da central de Piraquara e passa a receber diretamente os lotes destinados à população.
Essa nova organização, segundo Ereneia Madalena dos Santos da Silveira, secretária de Saúde de Contenda, traz vários benefícios para o município. “Agora temos mais agilidade no recebimento dos medicamentos. Antes, todos os lotes eram enviados para Piraquara, onde precisavam ser organizados e separados por município. Depois um motorista de Contenda ia até lá para buscar os insumos, o que frequentemente gerava atrasos e logística complicada”, explicou a secretária.
O município já demonstrou resultados positivos, enquanto os lotes 4 e 5 ainda seguiam o modelo antigo, o lote 6, já descentralizado, teve sua liberação programada para meados de julho, com mais de 60% do lote entregue à cidade.
Além disso, o município agora pode realizar compras de materiais diretamente pelo consórcio, aumentando a autonomia, eficiência e reduzindo custos para o município. “Esse novo formato também facilita o planejamento e controle dos estoques, garantindo mais segurança e regularidade no atendimento à população”, destacou a secretária.
O prefeito Mostarda também destacou o compromisso da administração municipal com a melhoria contínua dos serviços públicos e com o bem-estar dos cidadãos contendenses. “A descentralização é um passo importante para garantir que os medicamentos cheguem mais rápido a quem precisa, com mais qualidade e menos burocracia”, finalizou o gestor.