Curso promovido pela Secretaria de Educação visa ampliar a inclusão e o respeito à comunidade surda
A prefeitura de Contenda, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, finalizou nesta semana o módulo básico do Curso de Libras. A formação foi conduzida pela professora Emanuelle Leonardi e pela intérprete Maria Fernanda.
Iniciada em março, a capacitação teve como público-alvo tanto os profissionais da educação quanto a comunidade em geral. O principal objetivo foi incentivar o respeito a diversidade, promover o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais e fortalecer ações de inclusão.
“Estamos muito felizes com o encerramento desta primeira etapa e já estamos preparando o Módulo Intermediário, que será anunciado em breve. Seguimos com o compromisso de construir uma sociedade mais justa, acessível e inclusiva, onde todos tenham voz e vez”, afirmou Silvana Cavalim, secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Contenda.
Para Silvana, a Libras vai além de um simples meio de comunicação, trata-se de uma ferramenta fundamental para garantir o direito de expressão, pertencimento e cidadania das pessoas surdas.