terça-feira, 29
 de 
julho
 de 
2025

Piên busca modelo sustentável que une reciclagem e agricultura familiar

Comitiva de Piên visita projetos sustentáveis. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Piên
Comitiva de Piên visita projetos sustentáveis. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Piên
Comitiva do município visita iniciativas em São Bento do Sul e Rio Negro para implantar programa que troca recicláveis por alimentos em Piên

Na última semana, o vice-prefeito de Piên, Pedrinho da Farmácia, esteve com representantes da prefeitura de São Bento do Sul para conhecer mais sobre o programa Câmbio Verde. A iniciativa tem transformado a maneira como a população lida com o descarte de recicláveis, ao mesmo tempo que impulsiona a agricultura familiar.

A proposta é simples, moradores podem trocar materiais recicláveis por alimentos frescos, como frutas, verduras e hortaliças, cultivados por agricultores da região. O programa é resultado de uma parceria entre a administração municipal, uma cooperativa de catadores e outra de produtores rurais, promovendo geração de renda no campo e redução de resíduos enviados ao aterro sanitário.

Como parte da agenda, a comitiva visitou na última segunda-feira (14), a Cooper Rio Negro, localizada no município de Rio Negro (PR). A cooperativa, presidida por Rita Cássia Valério de Souza, reúne produtores que atuam de forma organizada para fortalecer a agricultura familiar, promovendo desenvolvimento econômico e social na região.

“Nosso objetivo com essas visitas é buscar referências para que possamos, junto com nossos agricultores, implantar um programa que una reciclagem e produção de alimentos em Piên. É uma forma de valorizar a agricultura familiar e também cuidar melhor do meio ambiente,” destacou o secretário de Agricultura, Afonso Taschek.

Para o vice-prefeito Pedrinho da Farmácia, a proposta reforça o compromisso do município em trazer ideias que já deram certo em outras cidades. “Estamos trabalhando para adaptar boas experiências à realidade de Piên. É um projeto que fortalece o agricultor, beneficia a comunidade e ainda reduz o lixo que vai para o aterro,” afirmou Pedrinho.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email