Atos, como passeatas, em defesa das instituições de ensino especial vêm sendo realizados em diversas cidades
Passeata em defesa das escolas especializadas do Paraná foi realizada na tarde da última terça-feira (08) em Piên. Os participantes saíram da Praça dos Pioneiros e percorreram ruas centrais com faixas e canções em apoio à causa.
Além de alunos da Apae local, participaram estudantes da rede municipal, professores, moradores, secretários, o prefeito Maicon Grosskopf, o vice Pedrinho da Farmácia, o presidente da câmara, Almir Mielke, e demais vereadores.
Segundo a Apae de Piên, o objetivo é defender a garantia dos pais escolherem onde matricular seus filhos. “Essa passeata é contra a ação ADI 7796 que é uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, que questiona a validade de leis estaduais do Paraná que permitem a manutenção de escolas especializadas no estado, ameaçando desestruturar instituições que a décadas oferecem um atendimento educacional especializado de qualidade, voltado as necessidades específicas de cada aluno”, explica a direção.
A diretora Méri Souza salienta que a ação apresenta um retrocesso na luta por uma educação verdadeiramente inclusiva que respeita a diversidade e a pluralidade de aprender. Em outras cidades também há atos em defesa das escolas especializadas.