Iniciativa da prefeitura, em parceria com o programa Itaipu Mais Que Energia, visa preservar as nascentes e reforçar o compromisso com a sustentabilidade ambiental do município
A prefeitura de Contenda, por meio Secretaria de Indústria, Agricultura e Meio Ambiente, deu início a um importante projeto de recuperação de nascentes. A ação tem como objetivo preservar os recursos hídricos e melhorar a qualidade da água consumida pela população.
A iniciativa faz parte do programa Itaipu Mais Que Energia, promovido pela Itaipu Binacional, e já resultou na recuperação de duas nascentes, uma localizada na região central e outra na Comunidade do Campestre. A meta é restaurar, ao todo, 20 nascentes em diferentes regiões do município.
Segundo o secretário da pasta, Lauro Alexsandro Lagner, o projeto contempla todas as áreas do município e os interessados podem obter mais informações diretamente na Secretaria de Indústria, Agricultura e Meio Ambiente, na sede da prefeitura. A adesão ao programa é gratuita e não gera custos ao beneficiários.
Além de garantir água de melhor qualidade, a recuperação das nascentes contribui para a biodiversidade, o equilíbrio dos ecossistemas e a sustentabilidade das atividades agrícolas, já que a água é um recurso essencial para a produção no campo.
Em Contenda, a ação faz parte da contrapartida ambiental à implementação de um sistema de energia fotovoltaica, um investimento de R$ 1.779.914,98 que inclui a instalação de placas solares na Biblioteca Municipal, no Hospital Municipal Miquelina Franco e Elisa Padilha, além das escolas Professora Vanilda Dzierwa, Senhor Bom Jesus e Rui Barbosa.